Monday, 18 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Obama nos intervalos das transmissões olímpicas

A campanha do candidato presidencial dos EUA Barack Obama comprou o equivalente a US$ 5 milhões em publicidade da NBC Universal para transmissão durante intervalos da cobertura dos Jogos Olímpicos de Pequim. O acordo incluirá comerciais na rede aberta e em canais a cabo como USA, MSNBC e CNBC durante as Olimpíadas em agosto.

Não se sabe quanto a campanha de Obama pagou por cada anúncio de 30 segundos, mas o acordo olímpico deverá bater o recorde de gastos de campanhas presidenciais em anúncios de TV.

A NBC Universal, uma divisão da General Electric Co., está planejando transmissão recorde de 3.600 horas de cobertura olímpica em seus canais, das quais cerca de 2.200 horas serão dedicadas a vídeos ao vivo online. Até agora, a NBC Universal vendeu US$ 900 milhões em comerciais para os Jogos, ocupando 90% do tempo disponível em anúncios. Em média, cada comercial de 30 segundos custou US$ 750 mil, de acordo com o Hollywood Reporter.

A análise do Campaign Media Analysis Group revelou que o democrata Barack Obama e o republicano John McCain deverão gastar, juntos, mais de US$ 800 milhões em propagandas durante 2008. O recorde anterior foi nas eleições de 2004, com gasto de US$ 500 milhões. Com informações de Paul Thomasch [Reuters, 23/7/08].