Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

INTERESSE PúBLICO > DE OLHO

Observatório no Marrocos monitora imprensa árabe

Por Leticia Nunes (edição), com Larriza Thurler em 17/07/2007 na edição 442

Foi lançado na semana passada, no Marrocos, um observatório para monitorar a liberdade de imprensa no país e documentar as condições sociais e profissionais de jornalistas no mundo Árabe. O observatório foi inaugurado em Rabat pela Federação de Jornalistas Árabes (FJA), e contou com discurso de Jim Boumelha, presidente da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).

O projeto será coordenado pelo Sindicato Nacional da Imprensa Marroquina – afiliado à FJA e à FIJ no Marrocos – e irá produzir informação sobre eventos e atividades ligadas aos jornalistas árabes. Serão divulgados ainda relatórios, estatísticas, pesquisas e estudos sobre os mais diversos aspectos do jornalismo no mundo Árabe.

Grande passo

‘[O observatório] é um grande passo para os jornalistas e o jornalismo árabe’, afirmou Younes M’Jahed, secretário geral do sindicato marroquino e vice-presidente da FIJ. ‘Pela primeira vez, jornalistas, analistas de mídia e ativistas pela liberdade de imprensa terão a seu alcance ampla informação sobre o estado desta liberdade’.

‘As afiliadas árabes do FIJ estão prontas para transformar nosso trabalho na região’, completou Boumelha, no evento de abertura do projeto, que reuniu centenas de jornalistas, executivos de mídia, políticos e representantes do governo e da sociedade civil. ‘Nós agora teremos as ferramentas para inspecionar o estado da liberdade de imprensa e divulgar informações sobre uma vasta gama de questões de mídia’

A abertura do observatório coincidiu com a recente divulgação de um relatório da FIJ sobre os problemas enfrentados pelos jornalistas no Oriente Médio. ‘Este trabalho irá chamar a atenção para os problemas que os jornalistas enfrentam e irá fortalecer as campanhas pela liberdade de imprensa na região’, afirmou Boumelha. Uma das primeiras tarefas do observatório será publicar o mais recente relatório anual sobre liberdade de imprensa feito pela FJA. Informações da Federação Internacional dos Jornalistas [11/7/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem