Sábado, 16 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

INTERESSE PúBLICO > MÍDIA RADIOFÔNICA

Organizar os ouvintes já!

Por Francisco Djacyr Silva de Souza em 17/06/2008 na edição 490

A luta pelo rádio democrático e completo de valores éticos e morais deve ser perseguida principalmente por aqueles que ouvem rádio todos os dias e têm as suas casas invadidas por mensagens radiofônicas que muitas vezes não podem ser adequadas aos interesses do povo e soam como brincadeiras supostamente divertidas e sem malícia. O problema é o que muitas vezes estão escondidas em tais mensagens desejos de alienação e ocultação do verdadeiro papel do sistema que é alienar o povo e deixá-lo à mercê de interesses políticos e econômicos que não contemplam a maioria.

Organizar os ouvintes em busca de uma programação de qualidade é uma tarefa importantíssima no cenário do rádio moderno, pois precisamos que cada usuário deste meio de comunicação tenha um ouvido crítico que questione programações que não tenham qualidade nem mensagens edificantes e deixam aqueles que busquem o rádio sem opções para mudar o contexto político e econômico de nossa sociedade.

O rádio precisa de engajamento das pessoas que ouvem os diversos programas no sentido de que existam opções por programas que mandem ao povo idéias de cidadania, ética, valorização dos seres humanos, divertimento sério, propostas de crescimento e ajuda mútua entre os que fazem o rádio. Quantas campanhas não foram feitas no rádio e que tiveram sucesso na ajuda das pessoas e na melhoria da vida do povo de maneira geral?

Interesses e mensagens preconceituosas

Os ouvintes devem se organizar sempre na tentativa de melhorar o rádio tanto em termos técnicos como em termos das mensagens emitidas pelos que estão ao microfone e emitem opiniões, dão dicas e passam idéias diversas que chegam ao todos os lares. É preciso que se abram espaços eficazes para que os usuários do rádio tenham a oportunidade de dizer o que querem e o que pensam do rádio que vem sendo feito. O rádio é muito importante e não pode cair em mãos inadequadas para continuar sendo um meio de crescimento do povo e de valorização dos seres humanos.

Os que ouvem rádio precisam se espelhar em exemplos de organização de usuários de comunicação como o Fórum Nacional de Democratização da Comunicação, campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania, Associação de Ouvintes de Rádio do Ceará e outros grupos que lutam pela democracia da comunicação e valorização dos usuários da mídia.

Os espaços para discussão da comunicação devem ser incentivados, valorizados e incrementados, pois somente organizados é que os usuários da comunicação poderão questionar as mensagens passadas pela mídia e exigir, como consumidores, idéias verdadeiras e informação adequada para todos os níveis sociais e econômicos. Não podemos aceitar que os meios de comunicação continuem a veicular idéias atreladas a interesses e mensagens preconceituosas e deslocadas dos verdadeiros interesses dos que ouvem rádio.

Democracia e cidadania

Quem ouve rádio precisa acreditar na luta pela sua valorização e melhoria e precisa desenvolver novas concepções de um rádio que emita mensagens adequadas aos anseios do povo e de questionamento da ordem estabelecida que nem sempre é voltada para as classes populares.

Organizar-se por um rádio-cidadão é uma idéia que merece fazer parte de todos os grupos de ouvintes em prol de música de qualidade, questionamento do poder público e valorização de mensagens adequadas ao processo de formação ética, cívica e, sobretudo, cidadã de um povo que sempre teve no rádio a oportunidade de crescer, se educar e falar o que sente para todos e por todos.

Acreditar em um rádio que cultive democracia e cidadania só é possível a partir de mecanismos de organização, formação e concretização de grupos que buscam no meio rádio a oportunidade de crescer e promover o crescimento de todos para um mundo melhor, justo e cidadão.

******

Vice-presidente da Associação de Ouvintes de Rádio do Ceará, Fortaleza, CE

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem