Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Outra volta por cima

Ao longo da sua história, o rádio tem vencido batalhas. Interessante notar que todas elas, apoiadas pela tecnologia. Sim, o próprio surgimento do rádio foi um avanço tecnológico. O rádio reinou por um longo período até a chegada da televisão. Considerada uma grande ameaça, a morte do rádio foi anunciada aos quatro cantos. Como concorrer com a imagem? Mas, um novo salto tecnológico salvou o rádio de desaparecer. A criação do transistor tirou o rádio da tomada da sala e possibilitou a sua mobilidade. A partir daí, o rádio acompanhou o ouvinte onde quer que ele fosse.

Passados alguns anos, uma outra novidade tecnológica voltou a ameaçar o rádio e mais uma vez a sua morte foi anunciada. Dessa vez, a vilã foi a internet. Entretanto, o rádio mais uma vez transformou a ameaça em oportunidade e, em vez de encarar a internet como concorrente, lançou mão das novas ferramentas para ampliar o seu poder de alcance e aumentar a sua interatividade com o ouvinte. Mais uma vez, a tecnologia favoreceu o rádio proporcionando a sua audição em qualquer lugar do mundo e por diversas plataformas. Até mesmo a imagem já faz parte do cotidiano do rádio que, pouco a pouco, vem se convertendo num meio também visual.

Sobrevivência

Muitas emissoras já disponibilizam nos seus sites vídeos de programas produzidos pela rádio, clipes musicais e de ações promocionais, entrevistas com artistas, cobertura de fatos e jogos de futebol, espaço especial para interação direta com o ouvinte, que pode enviar mensagens e pedidos musicais, participar de enquetes, fazer downloads ou sugerir pautas e até mesmo espaço publicitário.

Sim, além de utilizar a web para propagar seu conteúdo e interagir com o ouvinte, o rádio também vem buscando ampliar o seu faturamento na web. Uma contradição? Não. Uma estratégia de sobrevivência que pode conduzir à revitalização do rádio? Talvez.

******

Coordenadora de promoções das rádios Bahia FM, Globo FM e CBN Salvador e mestranda no Programa Multidisciplinar de pós-graduação em Cultura e Sociedade na Escola de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA