Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1064
Menu

INTERESSE PúBLICO >

Personagens do mundo do rádio

Por Francisco Djacyr Silva de Souza em 28/12/2010 na edição 622

Certamente a maioria dos que querem o bem do rádio como meio de comunicação e como instrumento de cidadania propõem sua mudança e querem transformações, tanto na programação quanto no aspecto de tecnologia de qualidade para as emissões. O rádio precisa mudar para o bem dos que dele participam, assim como dos que nele buscam entretenimento, conhecimento e cidadania ativa. O rádio é sempre um instrumento importante no processo comunicativo como um todo, o que denota que sua importância deve ser ressaltada e valorizada em todos os sentidos.

Os personagens do mundo do rádio têm de ser enaltecidos sempre, pois seu papel é importantíssimo. O papel dos radialistas, com seu poder de improvisação, sua palavra franca, seus momentos de reflexão, seu poder de persuasão, seu teor comunicativo, suas lições de vida via rádio são coisas que somente aqueles que são iluminados para a comunicação podem desenvolver plenamente. Os operadores de áudio são a alma do rádio, pois sem sua participação, sem suas famosas vinhetas, sem sua oportunização de comunicação na operação radiofônica, fazem com que sua participação no rádio seja vital no processo de comunicação e vivência radiofônica. Os operadores de transmissores têm grande importância no momento em que mandam para todo mundo a comunicação do rádio e estão todos os dias no processo operacional da emissora.

Importância vital da telefonia

Outro elemento importantíssimo do processo de comunicação radiofônica é o ouvinte, que promove uma comunicação sempre interativa no sentido de dizer o que pensa dos poderes e reivindicar seus direitos via rádio. Temos exemplos vitais de participação dos ouvintes no rádio, que promovem oportunidades de fazer o bem via rádio, promover campanhas de solidariedade e mandar diversas formas de alento àqueles que se encontram entristecidos. O rádio é uma oportunidade de formação de amizades que muitos ouvintes têm garantido em suas participações e em seu momento comunicativo. Os ouvintes de rádio são momentos especiais da comunicação radiofônica, pois, em todo Brasil, o que seria das emissoras de rádio sem participação dos ouvintes? Embora muitos ouvintes sejam tachados de ‘malas’ por alguns locutores, sua participação é essencial embora, venha sendo diminuída gradativamente pelos que não têm ideia do que realmente é o rádio e qual o papel da interatividade via rádio. Algumas emissoras têm tratado bem este personagem e já viabilizam o telefone gratuito para a participação do ouvinte, provando sua importância e papel no processo comunicativo.

Vale ressaltar o papel dos que ficam aos telefones, sempre solícitos e dando oportunidades de que o povo e as autoridades possam dizer e falar sobre problemas relativos à nossa sociedade. Aos que fazem este papel, resta dizer que sua importância é vital e merece respeito e consideração, pois sem eles não teríamos respostas a problemas nem a promoção de uma comunicação de dupla mão para o interesse de todos. Os que cuidam da telefonia na rádio tem papel importantíssimo, pois sua comunicação vivencia um processo de melhoria da emissão radiofônica como um todo. Os que cuidam da telefonia nas rádios devem ser melhor valorizados e as rádios tem de aumentar sua participação e sempre enaltecer seu trabalho para o bem da comunicação.

******

Vice-presidente da Associação de Ouvintes de Rádio do Ceará, Fortaleza, CE

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem