População reage ao fechamento da emissora | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

INTERESSE PúBLICO > RÁDIOS COMUNITÁRIAS

População reage ao fechamento da emissora

Por Ubirajara de Oliveira Santana em 31/08/2010 na edição 605

Um movimento popular, liderado por habituais ouvintes, vem colhendo assinaturas para reverter a suspensão da programação da 95FM. Até o momento, cerca de três mil nome nomes fazem parte da lista a ser entregue as autoridades. Desde o dia 5 de agosto que a 95FM foi obrigada a suspender sua programação da Frequência Modulada por determinação da Anatel, mesmo veiculando campanhas e informes publicitários do governo.

Cosme Moreno e Roberto Louza, moradores de Nilópolis e ouvintes diário da emissora, assim que souberam do acontecido mobilizaram outros moradores e iniciaram o movimento: ‘A 95FM informava, animava e amplificava a nossa voz. Diferente das emissoras comerciais, aqui, nós moradores participávamos da programação’, diz Cosme. A ideia é colher 10 mil assinaturas que devem ser entregues ao prefeito de Nilópolis, Sergio Sessim.

Formação de comunicadores populares

A rádio 95FM é parte da ONG SOS Reviver, entidade filantrópica com sede em Nilópolis, com trabalho voltado para as famílias e para o combate as drogas. Por cerca de 14 anos, a emissora fez parte da vida da Baixada Fluminense, com incentivo à arte, livre informação, debates e participação popular. A emissora, dirigida pelo reverendo Pedro Paulo Pereira, também investia na formação de novos comunicadores populares, tendo tal trabalho reconhecido pelas principais agências de premiação, entre elas a Top Of Mine.

Mesmo com o pedido de funcionamento junto ao Ministério das Comunicações e parceria do governo em campanhas e informes, foi fechada por fiscais da Anatel e agentes da Polícia Federal. Mais informações sobre o movimento no e-mail sextatotal@gmail.com ou no telefone 0xx21 96406520, falar com o Cosme Moreno.

******

Jornalista, Nilópolis, RJ

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem