Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

INTERESSE PúBLICO > CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Quem vai animar o moribundo?

Por Alberto Dines em 30/01/2009 na edição 522

Ficou mais encarniçada a disputa entre Tião Viana e José Sarney pela presidência do Senado. O surpreendente apoio do PSDB ao candidato do PT anunciado na quinta-feira (29/1) à noite muda radicalmente o tabuleiro político nacional.


E o eleitor? O que é que os candidatos à presidência da Câmara Alta e da Câmara dos Deputados têm a oferecer àqueles que representam? Além da oferta de cargos nas Mesas Diretoras e vantagens indecentes aos parlamentares, o que pretendem os candidatos no tocante à moralidade, agilidade e credibilidade do Legislativo?


O cidadão-eleitor vai sobrar mais uma vez nesta competição? E como é que fica o Conselho de Comunicação Social? Órgão auxiliar do Congresso Nacional mas vinculado ao Senado, o Conselho esperou 14 anos para ser instalado, funcionou dois anos e depois evaporou-se magicamente.


Papel importante


O que Sarney e Tião Viana têm a dizer sobre a revitalização do Conselho num momento tão difícil para a mídia brasileira? Temos o direito de saber se a Constituição vai ser cumprida e o Conselho revitalizado ou se deverá ser novamente enterrado com a ajuda daqueles que têm horror a qualquer medida reguladora?


Temos o direito de saber se continua a farra de concessões de radiodifusão aos parlamentares. O presidente Sarkozy resolveu salvar a mídia impressa da França (ver aqui) e nós vamos continuar assistindo ao processo de concentração e desqualificação dos meios de comunicação sem ao menos espernear?


A crise financeira internacional mostrou que o Estado tem um papel importante a cumprir e o Congresso é seu lado mais representativo. Agora que o Legislativo muda de mãos temos o direito de saber o destino de um órgão criado pela Constituição e seqüestrado por aqueles que têm horror aos avanços.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem