Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

RBS domestica o mercado catarinense

Está confirmado. Os principais jornais de Santa Catarina agora pertencem ao mesmo grupo de empresas, a Rede Brasil Sul de Comunicações – RBS. O grupo gaúcho, que há décadas atua aqui no estado e cresce abrindo novos veículos ou adquirindo outros, agora negociou a compra de seu maior concorrente na área de jornalismo impresso. O jornal A Notícia, de Joinville e com circulação estadual, foi incorporado ao grupo segundo informações que circularam extra-oficialmente nesta quinta-feira.

Segundo o blog do jornalista Cesar Valente [ver próximo texto], e a página do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, a negociação passou por propostas financeiras recusadas, até que se teria estabelecido uma divisão geográfica de atuação. O AN ficaria com o norte e o oeste do estado, enquanto o Diário Catarinense tomaria conta do restante.

Notícias divulgadas em blogs e outros jornais relatam ainda o interesse do grupo RBS em outros estados. O alvo seria a rede Anhangüera de Comunicação, que controla os jornais Correio Popular e Diário do Povo, líderes em Campinas (SP) e região e ainda edita os jornais Gazeta do Cambuí, Gazeta de Piracicaba, Gazeta de Ribeirão e revista Metrópole, e é dona ainda do portal Cosmo On Line e da gráfica e bureau GrafCorp. A informação foi divulgada no início do mês de agosto pela Gazeta Mercantil.

Na próxima semana também começa a circular em Florianópolis o jornal de características populares editado pela RBS, o Hora Santa Catarina.

Na tarde de hoje, dia 24, a notícia da compra não era totalmente conhecida dos funcionários do jornal de Joinville. Esperava-se que a diretoria reunisse a redação e demais setores para uma comunicação oficial. A milhares de quilômetros, no Rio Grande do Sul, a informação já era dada como certa, até porque uma nota oficial do Grupo RBS deu conta do negócio. Em Florianópolis, a confirmação deixou o mercado em polvorosa. Os boatos sobre lances cinematográficos no mercado jornalístico catarinense sempre existiram. Com uma situação pré-falimentar, o diário mais antigo de Santa Catarina, O Estado, já foi ‘vendido’ várias vezes ao próprio Grupo RBS e até mesmo ao argentino Clarín. Nenhum desses negócios se efetivou. Sempre se falou também sobre o avanço do conglomerado gaúcho sobre o jornal de Joinville. A compra só foi fechada mesmo ontem

Segundo as informações oficiais, os contratos definitivos devem ser elaborados até o dia 20 de setembro próximo. O Grupo RBS assume a gestão de A Notícia no dia seguinte, data em que deve também anunciar os planos para o novo produto.

No Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, o clima era de consternação e apreensão. O vice-presidente Josemar Sehnem atendia órgãos da imprensa para dar mais informações sobre o caso. Um dos maiores temores é a demissão de funcionários de A Notícia, e a extinção de postos de trabalho, medida habitual em incorporações e aquisições nos mais diversos setores. Outro receio é o endurecimento do empresariado do ramo nas mesas de negociação. Agora, configurado o monopólio na grande imprensa catarinense, a queda de braço entre patrões e empregados fica mais desigual.

Em Florianópolis, o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade, demonstrava preocupação com o novo cenário. A Fenaj e o Sindicato redigiam até a metade da tarde uma nota oficial, condenando a concentração da mídia, a monopolização do mercado e a pasteurização do noticiário.

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O tamanho da coisa

A RBS é uma empresa de comunicação multimídia que opera no sul do Brasil e é líder absoluta em todos os segmentos e mercados em que atua.

Com a missão de ‘facilitar a comunicação das pessoas com o seu mundo’, a RBS procura atender as necessidades de colaboradores, clientes, acionistas e fornecedores mantendo-os informados, investindo sempre em novas tecnologias e estando sempre aberta à participação direta da comunidade.

Fundada em 1957, por Maurício Sirotsky Sobrinho, a RBS tem em sua plataforma multimídia:

** 26 emissoras de televisão aberta

** 2 emissoras locais de televisão

** 7 jornais diários

** 26 emissoras de rádio

** 2 portais de internet

** operação orientada para o agronegócio

** editora

** gravadora

** empresa de logística

** empresa de marketing para jovens

** fundação de responsabilidade social

Além de atingir diariamente um público de milhões de pessoas, a Rede RBS está presente em seis estados brasileiros com veículos de comunicação de massa no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além de sucursais multimídia e escritórios comerciais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, o que a torna o maior grupo de comunicação multi-regional do Brasil.

Fonte: website do Grupo RBS

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