Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Sítio de busca faz acordo com grupo cristão

O Google terá que divulgar anúncios anti-aborto em sua ferramenta de buscas como parte de um acordo extrajudicial com uma organização cristã britânica. O Instituto Cristão abriu uma ação contra a companhia americana em abril, depois que teve rejeitado um anúncio anti-aborto. O anúncio dizia: ‘Lei do aborto no Reino Unido: questões importantes e notícias sobre a lei do aborto no Christian Institute. www.christian.org.uk.’

Na ocasião, o Google declarou que não havia veiculado a peça porque possui a política de não aceitar propagandas com conteúdo ‘relacionado a religião ou aborto’. Advogados da organização religiosa, no entanto, argumentaram na justiça que a política da empresa viola o Ato de Igualdade do Reino Unido, de 2006, que proíbe discriminação religiosa na prestação de serviços.

Pelo acordo, o Google passará a permitir, em todo o mundo, anúncios de organizações religiosas sobre o aborto. ‘O aborto é um tema emotivo e o Google não toma nenhum lado. Nos últimos meses, no entanto, revisamos nossa política de anúncios de aborto a fim de garantir que as práticas sejam justas, atualizadas e consistentes com os costumes locais. Por conta desta revisão, decidimos modificar nossas normas, criando um diálogo e permitindo que associações religiosas veiculem anúncios anti-aborto de maneira factual’, declarou o gigante de buscas. Informações da CNET News [17/9/08].