Terça-feira, 18 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1018
Menu

INTERESSE PúBLICO >

Tablóide romeno protagoniza campanha de insultos

28/11/2006 na edição 409

O tablóide mais vendido na Romênia deu início a uma campanha contra os ingleses, classificando-os de ‘pedófilos, beberrões e hooligans’. O diário Libertatea alega que a campanha anti-britânica, batizada de ‘Olha quem fala’, foi lançada porque os tablóides daquele país costumam falar mal dos romenos.

O jornal publicou a implicância em sua primeira página, com direito à imagem de uma mão com o dedo do meio levantado. Em artigo, o Libertatea critica o britânico The Sun por um recente texto onde dizia que os romenos poderiam espalhar Aids no Reino Unido.

A ‘reportagem’ do Sun causou revolta no país. Autoridades romenas responderam à acusação anunciando que o número de casos de Aids no Reino Unido era oito vezes maior do que o registrado na Romênia. O Libertatea foi ainda mais longe no contra-ataque. ‘Nós estamos cansados dos pedófilos ingleses’, escreveu.

Contra-ataque

A matéria continuava dizendo que os jornalistas britânicos ‘ficaram malucos’. ‘O Sun publicou ontem que a Inglaterra poderia ser atingida pela Aids por causa dos imigrantes romenos. Em resposta, estamos lançando uma campanha para lembrar aos ingleses dos numerosos casos de pedofilia cometidos por seu povo na Romênia’. O jornal também publicou os números de telefone e e-mails da redação do tablóide britânico e encorajou os leitores a entrar em contato para dizer como se sentiram com o artigo.

O jornal romeno afirmou que seu objetivo com os xingamentos era apenas ‘dizer a verdade para que os jornalistas britânicos comecem a olhar para seu próprio jardim’. ‘O Libertatea acredita que os problemas causados pelos cidadãos britânicos na Europa são mais sérios do que aqueles atribuídos aos romenos. Agressões de torcedores de futebol, alcoolismo e desvio sexual são alguns problemas que podem ser atribuídos aos britânicos. Mas o mais sério deles é a pedofilia’, afirmou o diário, completando que os arquivos policiais romenos estão cheios de casos de pedofilia envolvendo britânicos. Informações de Katy Duke [The Guardian, 17/11/06].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem