Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1017
Menu

INTERESSE PúBLICO >

Telemundo se atrapalha com comentário de Fox

14/11/2006 na edição 407

A emissora em língua espanhola Telemundo pediu desculpas ao presidente mexicano Vicente Fox, na semana passada, após transmitir comentários feitos por ele antes do início formal de uma entrevista. A emissora teve acesso à entrevista com Fox, feita em 31/10, pela agência de notícias espanhola EFE, e levou ao ar os comentários feitos antes da gravação em si. Desde então, as imagens pipocaram na internet em sítios de compartilhamento de vídeos, como o popular YouTube.

Em um bate-papo informal com a repórter da EFE antes do início da entrevista, o presidente mexicano – que deixará o cargo no início de dezembro após seis anos no poder – diz: ‘Agora eu posso falar livremente… Posso dizer qualquer insensatez… Não importa mais… Agora é o fim, eu já estou saindo’. A entrevista seria sobre os conflitos no turbulento estado de Oaxaca.

Lamentações

Após a transmissão na Telemundo, as frases de Fox foram parar nas manchetes dos principais jornais do México. A diretora da sucursal mexicana da EFE, Patricia Vazquez, escreveu à emissora expressando seu descontentamento com a decisão de exibir os comentários, que classificou como ‘frases informais, irrelevantes e off-the-record que foram ditas antes do início da entrevista para ‘quebrar o gelo’’. Patricia escreveu também ao porta-voz do presidente, Ruben Aguilar, dizendo que a EFE sabe estabelecer a diferença entre material jornalístico e conversas informais e que lamenta que outros veículos de comunicação não tenham o mesmo cuidado.

Em coletiva de imprensa, Aguilar afirmou que Fox também lamentava a ‘falta de ética e rigor jornalístico’ do canal de TV. Em declaração, a Telemundo se defendeu dizendo que em nenhum momento foi alertada pela EFE a não usar alguma parte do material, mas pediu desculpas pela transmissão. ‘A Telemundo lamenta qualquer ofensa que a exibição destes comentários tenha causado no México’, afirmou a emissora, com sede na Flórida. Informações de Kathleen Miller [AP, 9/11/06].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem