Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Tiago Dória Weblog


EUA
Tiago Dória


O governo Bush está blogando, 26/10


‘Nesta semana, dois integrantes do gabinete de George Bush, ou seja, duas pessoas influentes e muito próximas ao presidente, iniciaram seus próprios blogs. O Secretário de Saúde e Serviços Humanos Mike Leavitt, e Michael Chertoff, chefe da segurança dos Estados Unidos.


Podem mandar quantas bundas quiserem, mas não dá para negar que a administração Bush é a que mais tem se aberto ao uso do blog como ferramenta de comunicação institucional.


Aliás, no mês passado, o presidente promoveu um encontro com blogueiros. E o Departamento de Estado segue, firme e forte, com o seu blog.’


 


ITÁLIA
Tiago Dória


‘Babá jornalista’ e impostos para os blogueiros italianos, 25/10


‘O governo italiano está preparando um projeto de lei que obriga todos os blogs do país a terem um jornalista registrado como ‘editor responsável’. A idéia saiu da cabeça de Ricardo Franco Levi [subsecretário do presidente italiano Prodi].


O pior nem é isso. O projeto prevê que os blogs serão obrigados a pagar impostos independentemente de gerar receita ou não aos seus autores.


Das duas uma – ou o projeto não é aprovado pelo parlamento italiano. Ou, como forma de burlar a lei, os blogueiros começarão a hospedar seus blogs em servidores fora da Itália.


O email de Levi está sendo espalhado na rede para quem quiser mandar a sua ‘opinião’ a respeito do projeto de lei.’


 


CAMPANHA
Tiago Dória


Até o Vaticano investe em publicidade online, 26/10


‘Para incentivar a canonização do Papa João Paulo II, morto em 2005, o Vaticano deu início a uma campanha online, que inclui o lançamento de um DVD pela Universal Music.


No site Santo Subito Online [que inclui versão em português], já é possível comprar na pré-venda o DVD Santo Subito e votar em uma enquete que questiona se o Papa deve ser canonizado ou não.


Uma fonte no Vaticano afirmou ao MediaGuardian que o lançamento do DVD e do site fazem parte de uma maior campanha online pela canonização do Papa João Paulo II. ‘Existe melhor caminho para incentivar a canonização do que lançar um filme como esse e usar a internet para isso?’


O DVD contém diversas imagens [acompanhadas de músicas] da trajetória de vida do Papa, como visitas ao campo de concentração de Auschwitz e à África.


Será lançado no dia 29. Mas a campanha online já está rolando. Já existe até trailer no YouTube.’


******************


Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.


Folha de S. Paulo – 1


Folha de S. Paulo – 2


O Estado de S. Paulo – 1


O Estado de S. Paulo – 2


Agência Carta Maior


Comunique-se


Terra Magazine


Tiago Dória Weblog


Último Segundo


Carta Capital