Sábado, 26 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

INTERESSE PúBLICO > BRASIL DE FATO

Um jornal em dificuldades

Por João Pedro Stedile, José Arbex Jr. e em 24/08/2004 na edição 291

Durante todo ano de 2002, um conjunto de intelectuais, artistas e jornalistas somaram-se aos movimentos sociais brasileiros, com o objetivo de construir um novo jornal que ajudasse a veicular informações não divulgadas ou noticiadas de forma deturpada pela mídia tradicional. O novo jornal também teria a missão de contribuir para a formação da militância social e da opinião pública em geral.


Assim nasceu o Brasil de Fato. Ele foi lançado numa festa magnífica, com a presença de mais de 7 mil militantes sociais, no auditório Araújo Viana, em janeiro de 2003, durante o III Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Para tocar o jornal, montamos uma briosa equipe de jornalistas, repórteres e correspondentes comprometidos com o projeto. E fomos à luta.


Sobrevivemos, nos últimos dezoito meses, graças a uma grande disposição de transpor os obstáculos que qualquer veículo de imprensa independente enfrenta, incluindo boicotes de todo o tipo. Apesar de tudo, resistimos! Nesses meses, o jornal tem saído todas as semanas, religiosamente.


Mas chegamos ao nosso limite. Em termos bem simples e claros: precisamos do seu apoio e contribuição, ou teremos que fechar as portas. A concentração do poder econômico (incluindo o poder econômico dos anunciantes, de viabilizar ou não uma publicação), o preço do papel e os custos de produção do jornal inviabilizam a sua existência, se não for sustentada pelos assinantes. Essa tem sido a história da imprensa independente e de esquerda no Brasil.


Por isso, estamos fazendo esse alerta. O Brasil de Fato, embora elogiado por todos, tanto por sua linguagem quanto pelos acertos de sua linha editorial – de que muito nos orgulhamos –, precisa URGENTEMENTE aumentar as assinaturas e os anunciantes para sobreviver. Assim, apelamos para sua consciência e compromisso pessoal.


Propomos que você faça JÁ a sua assinatura. E se já tiver, consiga mais uma assinatura com um(a) amigo(a). Se você for vinculado(a) a algum sindicato ou movimento, coloque na pauta da diretoria, para que a instituição faça assinaturas coletivas.


Para anunciar no Brasil de Fato, ligue para a secretaria – (11) 2131- 0815 – e informe-se sobre os valores e as formas de pagamento.


Contamos com seu apoio. Ou melhor: a única alternativa que nos resta é o seu apoio.


Acompanhem o jornal Brasil de Fato pela internet acessando (www.brasildefato.com.br).

******

Respectivamente, representante do Conselho Político, representante do Conselho Editorial e editor, representante da Redação

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem