Terça-feira, 22 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº955

INTERESSE PúBLICO > ONDAS DO RÁDIO

Uma vitória dos radiouvintes

Por Francisco Djacyr Silva de Souza em 20/03/2007 na edição 425

Foi aprovada pela Câmara Municipal de Fortaleza a lei nº 9.165, que institui neste município o Dia do Ouvinte do Rádio, que será comemorado a 21 de Setembro. Tal data tem uma significação política de grande importância , pois estará prestando uma justa homenagem àqueles que dão vida e vez a um meio de comunicação tão combalido, mas que resiste ao turbilhão das incompreensões práticas que não fazem parte dos verdadeiros objetivos da comunicação. O ouvinte de rádio tem seu valor, pois sem ele não haveria razão de ser de qualquer tipo de emissão radiofônica.

Os ouvintes devem ser valorizados e respeitados não apenas com um dia comemorativo, mas com uma programação que valorize os ideais éticos, a construção da cidadania e a busca de um mundo de justiça social para todos, indistintamente. Os ouvintes têm grande importância a partir de sua interação com os que fazem o rádio, pois os meios de comunicação precisam ouvir o que seus usuários para levar em frente sua missão de construção de uma sociedade justa.

Uma nova ordem

A data em questão abre uma esperança de que os proprietários, diretores e radialistas conquistem espaços para que o ouvinte possa dizer o que pensa da programação e mudá-la de acordo com seu pensamento, e não o de interesses políticos e econômicos.

A partir da compreensão de que o rádio precisa do ouvinte, achamos válida sua manifestação e valorização, pois muitas vezes ele é desrespeitado através de programas de piadas sem graça, maledicências e uso político. A data em questão abre um debate firme que resultará numa nova relação entre a população e um meio de comunicação que resiste a todas as formas de incompreensão.

O cerne da questão é este: o Dia do Ouvinte está aí e sabemos que possibilitará uma nova ordem no meio radiofônico, pois os ouvintes agora têm vez , voz e dia. Não serão mais conhecidos como ‘malas’ ou outros apelidos pejorativos; serão ouvintes que merecem respeito e têm de ser atendidos para que o rádio seja melhor e mais cidadão.

PS: O Dia do Ouvinte foi criado através do projeto de lei de autoria do vereador e atual deputado estadual Ferreira Aragão, radialista e advogado.

******

Presidente da Associação de Ouvintes de Rádio do Ceará, Fortaleza, CE

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem