Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

INTERESSE PúBLICO > OI NO RÁDIO

Uma tragédia para
sensibilizar as redações

Por Alberto Dines em 11/10/2007 na edição 454

Os dois jornalistas entre os 27 mortos na dupla tragédia rodoviária em Santa Catarina talvez mudem a atitude dos seus colegas nas redações dos grandes veículos do Rio e São Paulo.


Morrem por dia nas estradas e ruas do Brasil 98 pessoas, foram 35 mil em 2005, aumento de 8% com relação a 2002. É o nosso Iraque, onde já morreram 37 mil.


Catástrofe desta dimensão, mas em doses homeopáticas, não comove nem indigna ninguém, a não ser quando uma vítima ou o motorista responsável é uma celebridade.


Nos programas radiofônicos matinais, os repórteres de trânsito estão mais preocupados em informar aos motoristas se as vias já foram desimpedidas e os corpos removidos depois de um desastre do que em chamar a atenção para as trágicas estatísticas.


Sempre se imaginou que jornalista e médico seriam os únicos profissionais que não poderiam aceitar a banalização do mal. Agora só os médicos resistem à rotina, salvo as honrosas e raras exceções.


Os dois jornalistas catarinenses foram mortos quando cobriam um desastre rodoviário que com toda a certeza resultaria numa breve notícia sem grande destaque.


Talvez agora – como aconteceu com Tim Lopes morto pelo narcotráfico – seus colegas se sensibilizem para uma guerra para a qual pareciam imunes.

Todos os comentários

  1. Comentou em 16/10/2007 Maísa Caldeira

    Realmente, o noticiário de acidentes de trânsito não é sensível como deveria… a não ser que a vítima seja importante para o local, ou para a redação. Entretanto, fica uma dúvida: dadas as alarmantes estatísticas, vale a pena falar sobre cada acidente que acontece ‘rotineiramente’ neste país? Não estaríamos aí sendo uma espécie de abutres, fazendo um jornalismo sangüinário e ‘gratuito’?

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem