Domingo, 22 de Julho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº996
Menu

INTERESSE PúBLICO > MAIS UMA DO GOOGLE

Wikipedia ganha rival com artigos assinados

29/07/2008 na edição 496

O Google lançou, na semana passada, um rival para a Wikipedia, o Knol, noticia Elinor Mills [Cnet News, 23/7/08]. A diferença em relação à Wikipedia é que os verbetes do Knol são escritos por especialistas em suas áreas de especialização, que podem inclusive assinarem os artigos. ‘A grande diferença é que a autoria terá destaque’, disse Cedric Dupont, gerente de produtos do Knol. ‘A longo prazo, esperamos que enciclopédias como a Wikipedia, use nossos verbetes como referência’.

Além disso, uma parceria com a The New Yorker permitirá que qualquer autor adicione um cartum da revista ao seu verbete, conhecido como ‘knol’ – uma brincadeira com a palavra ‘knowlodge’ (conhecimento) em inglês. Os escritores podem ainda adicionar anúncios e compartilharem parte do lucro com o Google.

Internautas podem comentar, dar notas e revisar os verbetes. Mas os autores também podem escolher fechar o ‘knol’ para que ninguém edite; deixá-lo aberto a edições ou ainda colocar no modo ‘colaboração moderada’ que permite que o autor selecione o que ele quer que seja editado. ‘Achamos que a colaboração moderada irá resolver grande parte do problema das reclamações sobre a imprecisão das informações, como aconteceu com a Wikipedia’, opinou Dupont.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem