Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

INTERNET > Ranking de engajamento de leitores

R7 ultrapassa 12 milhões de seguidores no Facebook

Por Caio Túlio Costa em 06/06/2016 na edição 906

A maior novidade do monitoramento dos onze principais veículos online do país veio do portal R7, da Record, ao atingir a marca de 12.028.891 milhões de fãs no Facebook no mês de maio de 2016. O segundo lugar, ocupado pela Veja, que tem 6,5 milhões de seguidores, vem bem atrás.

No quesito engajamento, que mede o quanto os leitores se relacionam com  os conteúdos de cada veículo, a novidade é a chegada do UOL ao terceiro lugar com taxa média de 1,66%. O líder continua sendo o Estadão, com uma taxa média de 2,75%, seguido de perto pelo Zero Hora com 2,29%

Sobre o Estadão, é importante frisar que sua liderança vem sendo sistematicamente puxada pelo seu excelente desempenho no Instagram, onde consegue taxas de engajamento bastante significativas, sempre acima de 4%. Em maio, o Estadão também liderou no Facebook com 3,74%.

Dos onze veículos online monitorados pelo Torabit, sete deles tiveram queda nas taxas de engajamento no mês de maio em relação ao mês anterior. As duas maiores quedas ficaram por conta das revistas IstoÉ e Época, a primeira perdeu 34% de engajamento e a segunda 27%.

Três cresceram no mês. O Valor ganhou 24% no engajamento, a Folha 12%, e O Globo e o R7 ganharam 10% cada um.

No Twitter, o campeão é o UOL, com 0,63% de engajamento.

A média de engajamento se refere às redes Facebook, Twitter e Instagram.

torabit_maio2016

Este ranking é produzido mensalmente pelo Torabit, um sistema de monitoramento, análise e mobilização nas redes sociais. A taxa de engajamento mede o quanto os leitores de cada veículo gostam, comentam ou compartilham os seus conteúdos.

Por enquanto, o Torabit divulga as taxas das três principais redes: Facebook, Twitter e Instagram. Para calcular a taxa de engajamento, o Torabit utiliza uma fórmula bastante simples. A equação é composta pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede (curtem, comentam ou compartilham) multiplicada por cem e dividida pelo número de seguidores do veículo ao final de cada mês.

O resultado, em percentual, é o índice de engajamento em cada rede.  Para compor o índice final, o Torabit calcula a taxa média, nada menos do que a soma das taxas obtidas por cada veículo dividida pela quantidade de redes – três, neste caso.  O resultado, em percentual, permite comparar qual leitorado é mais ou menos engajado em relação aos conteúdos ofertados nas páginas oficiais de cada veículo em cada uma das plataformas sociais analisadas.

Mais detalhes no site: www.torabit.com.br

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem