Sábado, 27 de Maio de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº943

JORNAL DE DEBATES > DISCURSO DE COLLOR

A Globo e as meias verdades

Por Gilson Caroni Filho em 27/03/2007 na edição 426

Terça-feira, 20 de março de 2007. Mais uma vez, ‘empenhado’ em repor a verdade factual de episódio recente da política brasileira, Ali Kamel, diretor-executivo de jornalismo da TV Globo, volta à página de ‘Opinião’ do jornal da família Marinho. Desta vez escreve um artigo que tem por título ‘Collor’. Como de hábito, uma redação formalmente correta, escorreita e elegante. Como sempre, uma petição de meias verdades. Algo como um Legacy com problemas no mapa aeronáutico e no painel do tranponder. Se a história tomasse a forma de um Boeing, uma colisão inevitável teria que desaparecer do noticiário do Jornal Nacional.

Dizendo-se chocado com a ‘reação do Senado ao discurso de estréia de Fernando Collor’ na quinta-feira (15/3), o jornalista abre o artigo manifestando indignação com a forma como o ex-presidente classificou seu impeachment: ‘Uma litania de abusos e preconceitos, uma sucessão de ultrajes e acúmulo de violações das mais comezinhas normas legais’.

Para Kamel, a passividade dos senadores deu margem a uma perigosa releitura da história. Segundo ele, o que Collor quer caracterizar como momento de arbítrio, foi, na verdade, ‘um exemplo pleno do funcionamento de nossa democracia’. Até aqui não há o que objetar ao texto do segundo cargo de maior importância na hierarquia da Central Globo de Jornalismo.

Eficaz e simplificador

Os problemas começam quando, após relato detalhado do funcionamento da CPI e do julgamento de Collor pelo STF, Kamel explicita o que o levou a escrever o artigo: ‘A preocupação com os jovens, que não conhecem essa história’. Se a motivação fosse sincera, deveria, então, contar o processo histórico inteiro, não se atendo apenas a seus momentos finais.

Teria que recordar que o ex-presidente foi uma aposta de Roberto Marinho para dar início à desconstrução do Estado, conforme solicitava o receituário neoliberal. O criador do maior conglomerado de mídia e entretenimento do Brasil não hesitou em jogar sujo para assegurar a vitória do ‘caçador de marajás’ em 1989.

A apresentação do debate de Fernando Collor e Luiz Inácio Lula da Silva, às vésperas do segundo turno da eleição presidencial de 1989, é um exemplo dos métodos empregados por Roberto Marinho quando resolvia intervir na política. Em matéria para o Estado de S.Paulo (8/8/2003), José Maria Mayrink revela que…

‘…Roberto Marinho não gostou da edição que a Rede Globo fez no noticiário da tarde e determinou que o diretor de jornalismo, Alberico Souza Cruz, reeditasse o material. Seu argumento era que estava parecendo que Lula ganhara o debate quando, de fato, o vencedor havia sido Collor. O episódio provocou uma crise interna na emissora e levou o candidato do PT a dizer que perdeu a eleição por causa da TV Globo’.

Em sua dissertação de mestrado, ‘Marajás e Caras-Pintadas: a memória do governo Collor nas páginas de O Globo‘, o professor e jornalista Luis Felipe O. Franceschini mostra como a mídia construiu representações identitárias que marcaram o período Collor, da ascensão ao impeachment. Da necessidade de apresentar, acatando a agenda do neoliberalismo ascendente, o serviço público como algo oneroso, inoperante e injusto, nasceu a funcionalidade do ‘marajá’. Um construto tão eficaz quanto simplificador.

Caso de ‘afinidade eletiva’

Para os fins deste artigo, é interessante reproduzir como a Globo afirma suas representações negando o princípio do contraditório. Segundo Franceschini…

‘…no esforço de representar o marajá, foi preciso evitar que as pessoas identificadas como tal pudessem apresentar ao leitor a sua versão. Nas poucas oportunidades em que permitiu aos acusados o direito de se manifestar, O Globo selecionou e redigiu de tal forma as informações que elas acabavam por corroborar as denúncias das quais os servidores estariam se defendendo. Recursos como este não foram usados apenas com os supostos marajás. Os governadores que não aderiram à caça também eram apresentados nas matérias de O Globo de tal maneira que suas intervenções não faziam efeito’.

O protagonismo da Globo na consolidação da imagem de Collor junto a parcela expressiva do eleitorado foi inegável. Marinho nunca ocultou que escondeu suas cartas. Foi enfático quando declarou à imprensa que ‘até as acusações, o Collor era para mim motivo de orgulho’ (Estado de S.Paulo, 12/9/1992).

Deixemos claro que entre a Globo e Collor não houve relação de causalidade. Um precisava do outro para atingir seus fins. Era um típico caso de afinidade eletiva, formatado do princípio ao fim.

Pior para nós

Convém lembrar que as Organizações Globo só abriram espaços para as manifestações públicas quando a sustentabilidade de Collor se tornou inviável. Em momento algum houve inflexão ética. Imolaram um personagem para manter intacto o projeto. Na mobilização pelo impeachment, a conhecida antecipação histórica de Roberto Marinho se fez presente. Os caras-pintadas eram o retorno do movimento estudantil como farsa. A ação política teatralizada neutralizava qualquer possibilidade contra-hegemônica. O espetáculo sobrepujava as contradições históricas. A TV Globo aparecia como vanguarda de um processo que, inicialmente, buscou esvaziar.

Já era possível antever, em meados de 1992, que o saldo final do movimento seria favorável às forças conservadoras. O clamor pela ética, quando acompanhado de vazio político, sempre produz um vaudeville burguês. A edição do Jornal Nacional de 2/10/1992, dia do impeachment, foi o modelo acabado da informação espetacularizada. Mostrou multidões concentradas em diversas capitais e terminou ao som de Alegria, Alegria, de Caetano Veloso.

Ainda que reposta parcialmente, a história da Globo e seu candidato talvez explique melhor porque, segundo Kamel, ‘este é um país em que o decoro pode ser quebrado sem infringir o Código Penal’. Sem meias verdades, encontraremos as digitais do império de Roberto Marinho no que há de mais indecoroso no Brasil. Quem sabe, até o próprio DNA do monopólio informativo.

E que nenhum leitor pense que, passados 15 anos, a Globo atualizou seus métodos. Continua fiel seguidora da velha sentença de Nélson Rodrigues: ‘Se as versões contrariam os fatos, pior para os fatos.’

Pior para nós. Bem pior.

******

Professor de Sociologia da Facha, Rio de Janeiro, RJ

Todos os comentários

  1. Comentou em 20/04/2007 Isabela Marinho

    Texto maravilhoso professor! Essas aulas sobre imprensa estão servindo para clarear as minhas idéias, sobre o q é de fato, a mídia brasileira. E esse texto acrescenta muito à essa construção que venho tentando fazer. Muitíssimo obrigada.

  2. Comentou em 30/03/2007 Loscar Affonso

    Bravo mestre Gilson! Bravo mestre Franceschini! E pra quem quiser saber mais um pouco sobre ‘o processo histórico inteiro’ é só tentar localizar o documentário produzido pela BBC, ‘Além do Cidadão Kane’ – digo localizar, pois a Rede Globo fez de tudo pra sumir com esse material das prateleiras da universidades…

    Abraços,
    Loscar

  3. Comentou em 29/03/2007 Kleber Carvalho

    Caro Gilson, creio que os asseclas da Globo e de outras empresas jornalísticas menos afortunadas contarão até 10 antes de vir aqui tecer comentários agressivos contra seu artigo , muito objetivo por sinal e bastante contundente, claro que a unanimidade não transforma o artigo em verdade absoluta, porém espero que os comentaristas contrários ao artigo posssam expressar suas opiniões sem entrar na seara político-ideológica, tratando a questão de forma apenas jornalística.

  4. Comentou em 28/03/2007 Fernando Meira

    O título desse artigo poderia ser ‘ como demolir o imaginário global em linhas precisas’. Leitura pra lá de agradável e profundamente inteligente.

  5. Comentou em 28/03/2007 Igor Magalhãesde Souza

    Há 15 anos, eu tinha oito, mas lembro bem dos meus irmãos saindo animados para a festa do impeachment. O que eles não sabiam, mas depois perceberam, que a festa era armada pela Globo. Mais uma dos produtores da democracia bbb7. Obrigado pelo artigo

  6. Comentou em 27/03/2007 Roberto Matos

    Li o ótimo artigo do professor Gilson( pra variar um primor de texto e análise) e não entendi alguns comentários. Pra começar, em momento algum ele atribui à Globo, exclusivamente, a vitória de Collor. Seu texto se destina a desfazer farsas como o artigo de Ali Kamel. Que a Globo queira reescrever sua história é um direito dela, mas ficarmos inertes, fazendo de conta que essa emissora não teve papel decisivo na logística de Collor é impossível. Houve, como muito bem disse o professor Caroni Filho, afinidade entre um candidato que podia realizar um projeto e a TV que estava empenhada na sua implementação. A questão é essa!

  7. Comentou em 27/03/2007 Claudio Novaes

    Em um país que até bem pouco tempo era conhecido por Belíndia, a Globo sempre foi uma meia verdade. A da Bélgica ocultando a Índia. Os marajás sempre foram bem vistos nos corredores globais. Quanto bobagem esse artigo do Ali Kamel.

  8. Comentou em 27/03/2007 Luís Bueno

    Excelente é pouco. Um artigo que balança a Globo ao recolocar sua história no devido lugar. Mais uma vez uma dismistificação muito bem fundamentada

  9. Comentou em 24/05/2005 Raposo Mário

    Prezados,< ?xml:namespace prefix = o ns = 'urn:schemas-microsoft-com:office:office' />

    Sou o responsável pelo planejamento de mídia do Banco do Nordeste, e estou trabalhando na campanha de divulgação do Prêmio BNB de Jornalismo, por isso tenho interesse em veicular no site.

    Peço que me enviem as informações comerciais e o contato comercial do site para que possamos programar o portal na divulgação do prêmio.

     Atenciosamente,

     

    < ?xml:namespace prefix = st1 ns = 'urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags' />Mário Raposo

    Coordenador de Mídia – SLA Propaganda

    Tel: 71 3339-8505

    Fax: 71 3339-8501

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