Sexta-feira, 25 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

JORNAL DE DEBATES > ELEIÇÕES 2010

A nova derrota da grande mídia

Por Ricardo Kotscho em 24/08/2010 na edição 604

A se confirmarem as previsões de todos os principais institutos de pesquisa apontando a vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno das eleições presidenciais, não serão apenas o candidato José Serra e sua aliança demotucana de oposição os grandes derrotados. Perdem também, mais uma vez, os barões da grande mídia brasileira.

Foram-se os tempos em que eles faziam ou derrubavam presidentes e se julgavam os verdadeiros donos do poder, os formadores de opinião, os únicos proprietários da verdade. Durante os últimos oito anos, desde a primeira eleição de Lula, não fizeram outra coisa a não ser mostrar em suas capas e manchetes um país desgovernado, sempre à beira do abismo.

Em cada estatística divulgada, procuravam destacar sempre o lado negativo, sem se dar conta de que a vida dos brasileiros estava melhorando em todas as áreas, e os cidadãos eleitores percebiam isso.

Fechados em seus gabinetes e certezas, longe do país real, imaginavam que desta forma ajudariam a eleger o candidato da oposição em 2010. Fizeram a sua parte, é verdade, anunciando uma crise do fim do mundo atrás da outra, batendo no governo dia sim e no outro também, mas não deu certo de novo.

Um direito conquistado por todos nós

Em reunião da Associação Nacional dos Jornais, a presidente da entidade, Judith Brito, chegou a dizer com todas as letras que, na falta de uma oposição partidária, era preciso a imprensa assumir este papel, como de fato fez. Os líderes demotucanos acharam que isto seria suficiente para derrotar Lula e a sua candidata. Acreditarem que o apoio da mídia poderia fazer a diferença, decidir o jogo a seu favor. Que bobagem!

Até a última semana, antes da divulgação das novas pesquisas, o noticiário ainda alimentava o discurso da oposição numa operação casada contra o governo e a sua candidata. Como a vaca da campanha tucana caminhou inexoravelmente para o brejo, num lance desesperado para tentar virar o jogo, José Serra procurou associar sua imagem à de Lula no programa de televisão. Aí foi a vez dos seus aliados na mídia darem um basta e jogarem a toalha: assim também não…

Quem sabe agora tenham a humildade e o bom senso de reconhecer que acabou a época dos formadores de opinião abrigados na grande imprensa, que perde circulação e audiência a cada dia. Novos meios e novos agentes multiplicaram-se pelo país, democratizando a informação e a opinião.

Ninguém mais precisa dizer o que devemos pensar, como devemos votar, o que é melhor para nós. A liberdade de imprensa e de expressão não tem mais meia dúzia de donos. É um direito conquistado por todos nós.

******

Jornalista

Todos os comentários

  1. Comentou em 24/08/2010 Carlos N Mendes

    Viva a informação. Abaixo a formação de opinião. Viva a intenet. Abaixo o egoísmo dos poderosos. Viva o bem comum! Quando essa batalha for vencida, quem sabe possamos começar a construir as bases da Anarquia, a mais suprema da Utopias. Vale a pena trabalhar para isso, mesmo que demore algumas milhares de voltas da Terra em torno do sol. Mas, falando de realidade, é muito bom ver alguns jornalistas com pouco senso ético meter as ideias no saco e irem afogar as mágoas em algum canto. Para quem gosta de ver o mundo melhorando, isso lava a alma.

  2. Comentou em 24/08/2010 Carlos N Mendes

    Viva a informação. Abaixo a formação de opinião. Viva a intenet. Abaixo o egoísmo dos poderosos. Viva o bem comum! Quando essa batalha for vencida, quem sabe possamos começar a construir as bases da Anarquia, a mais suprema da Utopias. Vale a pena trabalhar para isso, mesmo que demore algumas milhares de voltas da Terra em torno do sol. Mas, falando de realidade, é muito bom ver alguns jornalistas com pouco senso ético meter as ideias no saco e irem afogar as mágoas em algum canto. Para quem gosta de ver o mundo melhorando, isso lava a alma.

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem