Sexta-feira, 22 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº992
Menu

JORNAL DE DEBATES > JORNALISMO LITERÁRIO

ABJL abre inscrições para pós-graduação

14/11/2006 na edição 407

A Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL) está com inscrições abertas para o processo seletivo de seu curso de pós-graduação lato sensu (nível de especialização) em Jornalismo Literário em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Goiânia e Salvador.

As inscrições devem ser feitas on-line até o dia 30 de novembro. Feita a inscrição, o candidato recebe uma resposta imediata, por e-mail, indicando os próximos passos, que são o envio de documentos (1º passo) e o agendamento de uma entrevista (2º passo). O período de efetivação das matrículas é de 1º a 20 de dezembro. As aulas começam na primeira semana de fevereiro.

Experiência pioneira

Este programa de pós-graduação foi criado por (e é coordenado pelos) professores Edvaldo Pereira Lima, Sergio Vilas Boas e Celso Falaschi, autores de livros e artigos sobre Jornalismo Literário. Os três são co-fundadores da ABJL, juntamente com o jornalista-webmaster Rodrigo Stucchi. ‘Temos um time de professores altamente especializados, que pesquisam e praticam narrativas de não-ficção’, afirma Edvaldo Pereira Lima, diretor pedagógico do curso.

Concluindo o curso, o aluno recebe certificado emitido pelo Cesblu (Centro de Educação Superior de Blumenau). ‘Firmamos parceria com o Cesblu por duas razões’, explica Celso Falaschi, presidente da ABJL. ‘Primeiro porque o Cesblu está credenciado pelo MEC para oferecer cursos de graduação e pós-graduação; e segundo porque nós e o Cesblu encaramos o ensino como uma ação social humanista e integradora.’

Desde março deste ano, esse curso está em andamento em Brasília, Campinas, Porto Alegre e São Paulo (duas turmas). ‘A maioria de nossos cem alunos é composta por jornalistas, mas também temos alunos de áreas como Letras, História, Sociologia, Psicologia e até Física’, observa o escritor Sergio Vilas Boas, vice-presidente da ABJL.

Academia e portal

A ABJL é uma associação sem fins lucrativos. ‘Nossa missão é contribuir para o avanço da prática do Jornalismo Literário, também conhecido como Jornalismo Narrativo ou Literatura da Realidade’, detalha Edvaldo. ‘No Brasil, nos últimos anos, houve um renascimento do interesse pela reportagem aprofundada escrita em estilo literário.’

O portal TextoVivo Narrativas da Vida Real é uma das atividades permanentes da ABJL. ‘Além de veículo de comunicação social da ABJL, o TextoVivo é uma revista eletrônica ativa desde 2003. Publicamos reportagens, perfis e ensaios’, acrescenta Sergio Vilas Boas, editor executivo do portal.

Mais informações aqui ou pelo e-mail secretaria@textovivo.com.br. Telefones: +55 (19) 3231-8162 – das 9h às 17h.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem