Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº974

JORNAL DE DEBATES > RECORD vs. GLOBO

Acredite se quiser

Por Fernando Schweitzer em 29/12/2008 na edição 518

Dizer que 2008 foi o ano da Record seria um exagero, pois seus números ainda insuficientes para bater a média-mês da arqui-rival e ainda primeira colocada no ranking. Em meio a tropeços e êxitos, a emissora da Barra Funda cresceu 30% em audiência no ano. Enquanto a emissora do Projac teve quedas alarmantes em horário que outrora jamais se pensaria, como perder por 40 minutos com sua novela Vexames da China, que tem sido um péssimo negócio para a poderosa, perder para um jornal sem roteiro ou lógica sólida como o SP Record.

Por mais absurdo pareça, a Rede Record segue com seus produtos com confiança inabalável. Com a saída de Bianca Rinaldi de Os Mutantes – Caminhos do Coração 2, por causa da licença-maternidade, a terceira fase da trama, que começa em 2009, vai precisar de uma nova protagonista. De acordo com o jornal O Dia, Luana Piovani seria a mais cotada para o papel principal e já teria sido convidada pela Rede Record.

É impressionável ou impressionante, se não os dois. Para quem não apostava sequer que Tiago Santiago teria a audácia de escrever uma novela tão non sense como Caminhos do Coração, quanto mais lançar a segunda e agora uma terceira temporada. Algo tão inesperado são os índices da segunda novela da emissora paulista, que tem revelado Cristianne Fridman como uma autora muito além de madura, além de boa de Ibope. Nem a saída da estrela maior de sua trama, a atriz Bianca Rinaldi, 33 anos, que estaria grávida de gêmeos, segundo informações da coluna de Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

Liderança isolada

Ao contrário da ex-segunda emissora do país, a ex-quarto lugar do país. Exemplo disso são: a grande final de Ídolos, nesta quarta-feira (17/12) registrou excelentes índices de audiência para a Record. A atração conquistou por 42 minutos o primeiro lugar de audiência e fechou em 13 pontos de média. Na sexta-feira (19/12), a novela Chamas da Vida, segundo dados preliminares, conquistou 20 minutos de liderança à frente da Globo que exibia o Globo Repórter. O que vem a mostrar uma multiplicidade de produtos de êxito da rede, sejam índices ou a variedade dos programas que constantemente têm compartido quizas ganho nos índices.

No capítulo em que Vilma (Lucinha Lins) incendeia o apartamento de Andressa (Mariana Hein), mas acaba colocando a vida da própria filha, Beatriz (Andrea Horta), em perigo, a trama escrita por Cristianne Fridman conquistou uma média de 16 pontos com picos de 17. No mesmo horário, a Globo marcou 17 pontos e o SBT 14. Sendo que na praça Rio de Janeiro, a trama conquistou a liderança isolada com 19 pontos de média contra 17 da Globo.

2009 pode surpreender

O que esperar para o próximo ano? A eterna promessa de estréia do 3º horário de novelas, ao estilo colar na grade vencedora e ao contar-se o horário de reprise serão também quatro novelas no ar. Então, somadas a dois jornais noturnos, que tiveram crescimento recordes no ano, uma linha de entretenimento com os vitoriosos Troca de Família, que sem estardalhaço venceu a Globo diversas vezes em sua última temporada e agora vem com uma temporada, sua terceira, e muito mais polêmica. Produtos destinados a públicos-alvo e de grande repercussão em distintas camadas, como Ídolos e O Aprendiz. Ademais, com a consolidação da liderança dos matinais Fala Brasil e Hoje em dia, o primeiro absoluto das manhas, temos um novo cenário de homogeinização de índices em alguns horário entre Globo e Record.

O fator tarde e novela das 8 são o último fator a ser vencido pela emissora paulista para chegar à sua meta, que há alguns anos fora ridicularizada ao lançar o slogan ‘Record a caminho da liderança’. A maior prova de que a Record hoje está chegando a uma zona de conforto perigosa é que até a insossa Eliana, em pleno e disputadíssimo domingo, teve seus momentos de pico de liderança.

O ano de 2009 será deveras interessante no quesito TV. O que há de vir pode surpreender…

******

Jornalista, ator, diretor teatral, cantor e escritor, Florianópolis, SC

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem