Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1016
Menu

JORNAL DE DEBATES >

Afinal, onde está a verdade?

Por Franklin B. C. Caixeiro em 08/02/2005 na edição 315

Antes de mais nada, quero adiantar que nós, o povão, muito embora sejamos tachados de analfabetos, subnutridos, obesos e outras coisas mais, somos ‘inteligentes’ pela própria razão de sermos humanos. Digo assim porque sabemos que a mídia jamais gostaria de ver um caso resolvido, ou seja, quanto mais polêmica, mais ibope, e, infelizmente, isso é o sustento dela.

No entanto, estamos querendo um debate que tenha princípio, meio e fim sobre um assunto muitíssimo sério, que é ‘o governo Lula’. Isso para evitar que as futuras gerações não entrem em conflitos como os que estão acontecendo em várias partes do mundo, exatamente porque foram iludidas por séculos.

Fiz uma pequena pesquisa entre amigos, umas 20 pessoas. Umas que votaram no Lula, outras não, e ninguém soube responder se o presidente e seus ministérios estão indo ou vindo, e explico por quê: se ligamos a TV na TV Senado ou na TV Câmara, vemos e ouvimos um grupo metendo o pau, e outro defendendo. No fim não há um júri para nos falar quem estava certo ou errado.

Se ligamos na TV aberta, vemos e ouvimos um Marcelo Resende da vida ou um Boris Casoy, também da vida, metendo o cacete no presidente, culpando-o até pelas pontes que caem, ou por condomínios assaltados, e que tudo está indo para as cucuias, e que o governo não presta e que isso e aquilo.

Se ligamos na Globo, que desta vez resolveu falar bem do governo, vemos e ouvimos que o PIB melhorou, que o desemprego diminuiu, que temos mais credibilidade, que as vendas no comércio subiram devido ao poder aquisitivo da população, que as indústrias estão a pleno vapor, e tudo corre às mil maravilhas, apenas com ‘alguns’ detalhes a serem resolvidos.

Esclarecimento real

Se ligamos na outras TVs, principalmente as religiosas, todas ficam em cima do muro, ou simplesmente se ocupam em vender seus produtos, seja Deus ou Jesus, sejam concursos ou promoções, pouco se importando se a coisa vai ou vem.

O que realmente esta acontecendo? O governo Lula está no caminho certo ou alguns ainda não se conformaram em ver um operário no comando do Brasil e se divertem em fazer sensacionalismo até com o presidente, já que não apareceu nenhuma onda gigante nova para dar audiência?

Acho que o Observatório da Imprensa tem o dever de criar um debate, como disse no início, com princípio, meio e fim sobre este assunto. O povo precisa saber a verdade. Tem que haver uma forma de criar um debate em que os debatedores sejam realmente capacitados, e que, ao ser levantada uma questão, sejam éticos, humildes, não sei bem o termo, mas que aceitem as ‘provas’ de que a coisa está indo para frente ou para trás. E que nós, os subnutridos, analfabetos e obesos, saibamos qual o verdadeiro caminho em que estamos trafegando.

E só para complementar: nós, o povão, sabemos que na mídia há jornalistas realmente capacitados, e que só não praticam um verdadeiro jornalismo por causa de seus patrões, que os obrigam a seguir suas linhas de interesse. Mas passou da hora de um esclarecimento real. Será que isso um dia vai ser possível?

******

Caminhoneiro aposentado, ex-sindicalista, Angra dos Reis, RJ

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem