Sábado, 18 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

ENTRE ASPAS > FIM DE SEMANA, 1° E 2/08

Agência Carta Maior

04/09/2007 na edição 449

STF, MENSALÃO & MÍDIA
Gilson Caroni Filho

Sobre organizações e seus crimes, 31/08/07

‘Ainda comemorando a decisão do STF que mandou para o banco dos réus os denunciados no suposto esquema do ‘mensalão’, o Partido Globo já vive momentos de apreensão. Se a conduta do Supremo é festejada como absolvição política de sua cobertura jornalística, a decisão do Estado brasileiro de assumir como verdade histórica os crimes cometidos pelo regime militar trouxe desassossego à Executiva Nacional da agremiação da família Marinho.

Na edição de 30 de agosto de 2007, o jornal diário do partido manifestou seu desconforto com o lançamento do livro-relatório ‘Direito à Memória e à Verdade’, documento oficial em que o governo reconhece os crimes praticados pelo terrorismo de Estado implantado pela ditadura militar.

Publicado sob o título ‘Ato desnecessário’, o editorial afirma que ‘o pior que poderia acontecer, nessa altura da vida nacional, é a reabertura da discussão sobre algozes e vítimas da ditadura. Esta é uma ferida a ser cicatrizada.’ Pior para quem?, é lícito perguntar. Para quem precisa paginar a própria história ou para um país que, para avançar, necessita encarar o passado e desvendar o que ainda existe em seus porões?

O braço jornalístico de oposição ao governo Lula não pára por aí. Avança categórico no texto. Não há margem para ambigüidades quando se trata de preservar a biografia de velhos companheiros. Segue firme em seus propósitos ao declarar que ‘a Lei da Anistia cuidou de reparar a maior parte das situações de flagrante injustiça e violação dos direitos humanos cometidas durante os anos de chumbo, mas alguns setores, com razão, criticam o fato de não se ter tido a mesma preocupação em relação aos militares que foram vítimas de grupos armados de esquerda’.

O zelo com a extrema-direita de pijama é comovente. É um texto para ser emoldurado e lido em alguma reunião nostálgica de grupos de oficiais da reserva e reformados da Marinha, Exército e Aeronáutica. Mas certamente não é apenas isso que mobiliza a família detentora do maior colosso midiático do país.

Essa não é a primeira vez que os fantasmas da ditadura sobressaltam o Partido Globo. Para se preservar como instância de poder real, necessita ocultar o papel de instância legitimadora de um regime que ‘matou,decapitou, esquartejou, estuprou, torturou e ocultou cadáveres de seus opositores’. Para se manter como narrador, precisa incessantemente produzir a amnésia. Para promover representações do real deve interditar o aparecimento do passado recente.

Há três anos,ao publicar um caderno especial sobre o golpe de 64, O Globo (28/3/04) apostou todas as fichas na produção do esquecimento. Nunca foi tão pedagógico o exercício de reescrever a história, primando menos pela riqueza de detalhes que pela plenitude de ausências.

Foi necessário ignorar um dado elementar. Não se conta um período omitindo seus principais atores, não se desvela um processo ignorando suas principais motivações e beneficiários. O que o jornal da rua Irineu Marinho, 35 conseguiu foi montar uma colagem. Um mosaico quase anedótico ao qual pretendeu chamar de resgate de uma época.

Onde estavam, ao longo de 16 páginas, a CGT, as Ligas Camponesas, a estrutura partidária e suas principais lideranças? Em que momento se tocou na importância da atuação do complexo IPES/IBAD junto aos setores militares na urdidura do golpe? Em que consistiam as tão propaladas (e necessárias ainda hoje) ‘reformas de base’ e que segmentos a elas se opunham?

Essas lacunas não evidenciavam nenhuma deficiência intelectual dos editores do caderno. O fato explicativo é conhecido por todos: a imprensa em geral, e a Rede Globo de forma particularíssima, está impedida de tratar com abrangência de um episódio em que, mais que cúmplice, foi protagonista. Num primeiro momento como articuladora junto à opinião pública do arrazoado golpista. Posteriormente, como legitimadora de um regime que matou e torturou para zelar pelos interesses do grande capital.

Não havia um só artigo, no suplemento, publicado por exilados ou oponentes do regime. Um caderno que abria com o atentado ao Riocentro (e continuava escondendo a segunda bomba), tentava explicar, na linha iniciada por Elio Gaspari, a ditadura como uma imensa briga de patotas e concedia ao ex-presidente José Sarney um generoso espaço negado a outros atores da época -, um caderno assim não produzia apenas uma visão falseada. Era, no sentido psicanalítico, um sintoma. Revelava, pelo que maldizia, o que ainda habita a alma das elites brasileiras: o descaso com a inteligibilidade histórica, o velho patrimonialismo e a inequívoca vocação adesista.

Entre os clãs Marinho e Sarney havia mais que afinidade eletiva. O que os unia, embora tenha havido estremecimento recente, eram o DNA do atraso e o cálculo frio da oportunidade histórica. As trajetórias de José Sarney e TV Globo se confundem no tempo dos generais.

A emissora de Roberto Marinho começa a operar em 1965, sustentada por um acordo técnico e financeiro com o grupo Time-Life, cujo escopo foi motivo de uma CPI no Congresso Nacional, no ano seguinte. Sarney, no mesmo ano, apoiado por Castelo Branco e tecendo loas aos ditadores de plantão, torna-se governador maranhense. Cinco anos depois, a Globo, esteio simbólico do regime, completava em seu noticiário a ação propagandística do regime. Em 1970, o oligarca assume uma cadeira no Senado. Juntos no mesmo projeto. Perfeitos na simetria.

Nos anos 1980, Sarney se dedicaria, nos bastidores, a abortar a campanha das Diretas-Já. O mesmo faria a família Marinho em seu monopólio televisivo. Quando, enfim, assume a presidência, após a morte de Tancredo Neves, a ‘afinidade eletiva’ se transforma em promiscuidade político-empresarial. A NEC do Brasil, um dos principais fornecedores de equipamentos de telecomunicação para o governo, termina nas mãos das Organizações Globo por 1 milhão de dólares, graças à ação do então ministro das Comunicações, Antonio Carlos Magalhães. Logo em seguida, como nos revela o documentário Muito Além do Cidadão Kane (de Simon Sartog, realização do canal 4 da BBC), o valor de mercado seria de 350 milhões de dólares!

Antes que a nova Constituição brasileira tirasse do presidente a prerrogativa de distribuir concessões, Sarney deu mais 90 e ficou com duas, que se tornariam afiliadas da Globo. Nunca cinco anos de mandato valeram tanto. Ou tão pouco, dependendo do ângulo. O certo é que ambos, Organizações Globo e Sarney, foram, cada um no seu campo, militantes ativos de um regime que se valeu do terror de Estado para aniquilar adversários.

Esgotado o ciclo militar, a estrutura monopolística foi fiadora de mais uma transição por alto, que manteve intocáveis tanto os antigos dirigentes quanto seus torturadores de estimação. Nada que impedisse um reencontro em suplemento especial ou ação articulada, se o momento histórico fosse desfavorável ao interesses de um deles. O perigo não mora tão longe. E sua simples existência clama por reforma política imediata e legislação que democratize o conteúdo dos meios de comunicação.

A Globo (braço televisivo do Partido) é uma instituição que já aprendeu que só preservará a imagem se dela forem extraídos todos os cenários que ajudou a moldar durante os 20 anos de terror. No dia 5 de outubro, data em que expiram suas concessões públicas, é fundamental que sejam apagados da memória nacional fatos reveladores de sua cumplicidade com um regime que cometeu crimes imprescritíveis. Em tempos de justiça pautada, não é bom para a nomenklatura global e seus quadros orgânicos que se restabeleça o sentido preciso do que vem a ser uma organização criminosa, como opera e com quem se alia.

Gilson Caroni Filho é professor de Sociologia das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), no Rio de Janeiro, e colaborador do Jornal do Brasil e Observatório da Imprensa.’

LEITURAS DO ESTADÃO
Emir Sader

A ditadura da mídia monopolista mercantil, 2/09/07

‘O que mais chama a atenção na entrevista do Lula ao Estadão não são seus argumentos mas, antes de tudo, o fato de que o discurso do governo não chega à população. Oferece-se um cardápio aparentemente diferenciado de cronistas, de jornais, de revistas, de canais de televisão, de rádios, mas em nenhum deles a população fica conhecendo a opinião do governo, a justificativa dos seus atos, a palavra do presidente em que o povo majoritáriamente votou para eleger e reeleger como presidente do Brasil.

Os órgãos da mídia da oligarquia privada reivindicam publicidade do governo conforme o que seria a audiência que teriam nas pesquisas. E atacam violentamente qualquer recurso que o governo destine a órgãos públicos de divulgação ou à publicidade das ações do governo.

No entanto, qual é a pesquisa mais abrangente, em que o povo brasileiro, depois de muitos meses de campanha, dispondo de várias alternativas, se pronunciou sobre sua vontade política? O processo eleitoral do ano passado. O que esse processo apontou? Que Lula dispõe de ampla maioria – apesar da brutal oposição monopolista -, delegada democraticamente pelo povo brasileiro para governar o país. O que lhe impõe também a obrigação de relatar ao povo brasileiro sobre as realizações e os problemas do seu governo, o que deve fazer mediante órgãos públicos e divulgação na imprensa em geral.

Um dos maiores erros do governo foi o de minimizar a democratização dos meios de comunicação, como que aceitando que quatro famílias detentoras de meios privados, queiram deter o monopólio da formação da opinião pública. Para testar se há democracia e pluralismo na imprensa brasileira, podemos perguntar-nos: eram conhecidos publicamente os argumentos de Lula? Só na campanha eleitoral, quando as candidaturas dispõem de espaços públicos para se manifestar, independentemente da imprensa monopolista privada. No que depender desta só sua voz domina o espaço público.

Conhecemos a reiteração cotidiana dos argumentos da oposição, em que os jornais são cada vez mais parecidos entre si, as colunas dos jornais e da televisão parecem escritos pela mesma pessoa, em que os desígnios autoritários das quatro famílias se impõem na fabricação ditatorial das informações, em que a editorialização predomina sobre a informação.

Não há na imprensa o ponto de vista do governo, que é majoritário no país. A imprensa monopolista privada, assim, revela ser uma imprensa anti-democrática, não pluralista, que não respeita o direito da maioria, que não reflete a vontade e o interesse da maioria da população. É uma imprensa opositora, derrotada nas eleições gerais do país, de forma democrática e insofismável. Mas que insiste em afimar, de forma falsa, que representa ‘os interesses do país’, quando na verdade defendem os pontos de vista e os interesses derrotados, minoritários no Brasil.

Valem-se da força que o monopólio privado lhes concede para tentar impor esses interesses contra a maioria da população. Impedem que o ponto de vista majoritário seja expresso nos espaços que controlam. Tentam se situar como juízes da democracia, quando o que impera nas suas empresas é o nepotismo, a propriedade familiar, sem nenhum controle democrático, redações sem democracia, colunistas que escrevem na mesma linha de apoio à posição dos donos do jornal, noticiário totalmente editorializado, espaços sem pluralismo, nem debate entre posições diferenciadas, oposição politica cega, de direita, conservadora, anti-popular. Não há democracia nos meios de comunicação no Brasil, campo dominado por algumas empresas familiares, monopolistas, mercantis. São um núcleo homogêneo nos pontos de vista e nos interesses que defendem, que tem que ser derrotado pela combinação de políticas públicas democráticas, pluralistas, por iniciativas populares e democráticas fora do Estado, que representem os pontos de vista hoje dominantes no país, e que derrotem a hegemonia oligopólica nos meios de comunicação.

Sem democratização dos meios de comunicação, o Brasil nunca chegará a ser uma democracia.’

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Blog do Mino

Veja

Terra Magazine

Comunique-se

Agência Carta Maior

Último Segundo

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem