Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Artista faz Casa de Jornal em Londres

Cansados de ver toneladas de jornais gratuitos sujando as ruas londrinas, os membros da organização Creative City decidiram construir uma casa com eles para ilustrar o tamanho do problema que causam à cidade. No fim de semana passado (2/3), começou a ser construído o esqueleto da Casa de Jornal no leste de Londres. Voluntários estão sendo convidados a levar seus jornais usados para ‘preencher’ a casa. No próximo fim da semana, o esqueleto será removido para que os próprios jornais sustentem a inusitada construção, idealizada pelo artista Sumer Erek. No dia seguinte, ela será destruída e levada para reciclagem. A obra de arte teve a colaboração de 15 mil libras da fundação portuguesa Calouste Gulbenkian, e deverá ser a primeira de uma série em diferentes cidades britânicas, com o objetivo de chamar a atenção para o problema do acúmulo de lixo. ‘Estou certo de que o projeto será um grande sucesso e espero que possa rodar pelo Reino Unido, envolvendo o público e contribuindo para a consciência ambiental’, afirmou Andrew Barnett, diretor da fundação. ‘Todos nós precisamos fazer nossa parte pelo meio ambiente e este projeto nos dá a oportunidade de fazê-lo perto de casa’. Informações de Jeremy Lovell [Reuters, 29/2/08].

Cresce influência da rede como fonte de notícias

Um pesquisa online feita com 1.979 americanos revelou que, ainda que considerem que o jornalismo é importante para suas vidas, é alto o índice de insatisfação com a qualidade do jornalismo (64%). Organizada pela We Media/Zogby Interactive e apresentada em um fórum da organização iFocos em Miami, a pesquisa encontrou em seus resultados um aumento da confiança na internet como meio de notícias. Quase a metade dos entrevistados afirmou que usa a rede como sua principal fonte de notícias e informações. Menos de um terço usa a televisão, enquanto 11% procuram o rádio e 10%, os jornais. Quando a comparação é feita por faixa etária, vê-se que mais da metade daqueles que cresceram com a companhia da internet – hoje entre 18 e 29 anos – procura a rede para obter informações, enquanto apenas 35% dos maiores de 65 anos o fazem. Segundo Howard Finberg, do centro de estudos Poynter Institute, na Flórida, o público por vezes não entende que as fontes que usa online, como Google News e Yahoo News, pegam suas notícias de jornais, da televisão, de agências e de outros veículos. ‘[Estas notícias] são apresentadas de uma maneira não-tradicional, mas isso não significa que não haja jornalismo tradicional ali’, resume. Informações da Reuters [1/3/08].