Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

As lições de Le Carré ou Eva e a serpente

Sou fã de livros de espionagem. Meu escritor favorito é John Le Carré e, entre seus personagens, prefiro o baixo, gordo e desiludido George Smiley. Antítese dos espiões de histórias de aventuras, Smiley é, para mim, o personagem mais verossímil como agente de inteligência, pois não utiliza armas futuristas, não vive situações rocambolescas e, como “espião”, só é reconhecido por seus colegas e pelo “Centro de Moscou”, gíria do serviço de inteligência inglês, do qual Le Carré foi agente, para a hoje extinta KGB.

Toda essa história de “dossiegate” me trouxe à lembrança uma história de John Le Carré, em que é mencionada uma aula para novos agentes. Nessa aula, o instrutor utiliza a história bíblica do fruto proibido para ensinar que não se deve aceitar nada pelas aparências.

Segundo o veterano agente, deve-se indagar:

a) Eva comeu a maçã?;

b) Tendo comido, por que o fez? b-1) Estava entediada?; b-2) Desejava desafiar a autoridade divina? b-3) Havia sido cooptada por alguém que pretendia atingir Deus?; b-4) Esperava recompensa de algum tipo? b-5) O desafio à autoridade divina tinha motivação ideológica?; b-6) Eva se sentia preterida e desejava vingar-se de Deus?

c) Qual a motivação da serpente no recrutamento de Eva?; c-1) A serpente só queria se divertir?; c-2) A serpente agia por conta própria ou estava a serviço de terceiros?; c-3) A serpente estava a serviço de alguma potência inimiga? c-3) Se estava a serviço de uma potência inimiga, qual sua motivação? c-3.1) Ideológica?; c-3.2) Promessa de vantagens?; c-3.2.1) A serpente tinha dívidas que desejava que fossem perdoadas?; c-3.2.2) A serpente havia cometido crimes que desejava que fossem esquecidos em caso de sucesso da operação?

Todas estas questões, com a devida adaptação, podem ser argüidas no caso da desastrada compra do tal dossiê. Esperemos, todos nós que queremos o completo esclarecimento desse imbróglio, as respostas a essas perguntas. Saberemos, então, se o que ocorreu foi obra de incompetentes ou uma magistral operação de desacreditamento executada por agente provocador. Façam suas apostas.

******

Policial Civil, São Pedro do Sul, RS