Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Audiência feminina na TV bate recorde

A Copa do Mundo deste ano registrou uma audiência média de 93 milhões de telespectadores por cada jogo, totalizando em um mês o equivalente à audiência de 64 Super Bowls – finais do campeonato de futebol americano dos EUA. O Super Bowl acontece uma vez ao ano nos EUA, o maior mercado publicitário do mundo, com empresas pagando até US$ 2,4 milhões para colocar um comercial de 30 segundos no ar. Mais de 5,9 bilhões de pessoas assistiram ao vivo aos jogos da Copa em 54 mercados globais, de acordo com uma pesquisa divulgada esta semana pela instituto de análise de mídia Initiative.


No último jogo, no dia 9/7, 284 milhões de telespectadores ficaram de olho na telinha para ver a Itália vencer a França nos pênaltis. Já a semifinal, entre Itália e Alemanha, foi assistida por 202 milhões; enquanto a outra semifinal entre Portugal e França teve uma audiência global de 188 milhões. O Mundial da Alemanha também atraiu o dobro do número de telespectadores que assistiram à abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas. A competição deste ano foi benefeciada por ter sido realizada em um país europeu, indo ao ar em um horário conveniente para os fãs do esporte na Europa e na América do Sul. Na Copa de 2002, que aconteceu na Coréia do Sul e no Japão, muitos deles não puderam assistir aos jogos devido ao fuso horário.


A Copa de 2006 atraiu 10% a mais de telespectadores que em 2002 e teve aproximadamente a mesma audiência da de 1998. De todos os telespectadores, 41% eram mulheres – o maior número de fãs femininas de todas as Copas. Mesmo assim, a maior parte dos anúncios foi de produtos destinados a homens. Informações da Reuters [25/7/06].