Domingo, 17 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

JORNAL DE DEBATES > 8º PRÊMIO SOBRE MATA ATLÂNTICA

Bate-papo com Miriam Leitão e Vera Diegoli

26/02/2008 na edição 474

A Aliança para a Conservação da Mata Atlântica (parceria entre as ONGs Conservação Internacional e Fundação SOS Mata Atlântica) promove, no dia 28 de fevereiro, às 11hs, no Solar da Imperatriz do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um bate-papo sobre jornalismo ambiental com as jornalistas Miriam Leitão (O Globo) e Vera Diegoli (Repórter Eco da TV Cultura). O evento marca a abertura das inscrições para a oitava edição do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica e também o lançamento da coletânea com as reportagens vencedoras em 2007.

Com patrocínio exclusivo no Brasil da Colgate-Palmolive, por meio da linha de produtos Sorriso Herbal, o Prêmio recebe inscrições até o dia 22 de abril nas categorias Impresso e Televisão. As reportagens devem ter sido publicadas ou veiculadas no período entre 1° de abril de 2007 a 31 de março de 2008.

Em 2007, o concurso teve 92 inscrições na categoria Impresso e 46 na categoria Televisão. A jornalista Miriam Leitão (em parceria com Sérgio Abranches) ficou em primeiro lugar na categoria Impresso, com a matéria ‘O rei da Mata Atlântica’, publicada no jornal O Globo (RJ) em agosto de 2006. E a reportagem vencedora na categoria Televisão – ‘Expansão Urbana/Litoral’ – foi produzida por Maria Zulmira de Souza e equipe da TV Cultura e veiculada em fevereiro de 2007 no programa Repórter Eco.

Na categoria Impresso, o segundo lugar ficou com o jornalista Sérgio Adeodato, pela reportagem ‘Uma Chance para a Mata Atlântica’, publicada na revista Horizonte Geográfico. E a matéria ‘As sem-vertigem’, de Liana John, publicada na revista Terra da Gente, ganhou o terceiro lugar. Na categoria TV, o segundo lugar ficou com Beatriz Castro e equipe da Rede Globo (PE) pela matéria ‘O retorno a Murici’, veiculada no programa Nordeste, Viver e Preservar. As reportagens ‘RPPN’ – exibida pelo programa Cidades & Soluções e produzida por André Trigueiro e equipe da Globo News (RJ) – e ‘Mudanças / Lei’ – exibida pelo Repórter Eco e produzida por Márcia Bongiovanni e equipe da TV Cultura – ficaram empatadas em terceiro lugar.

A íntegra das reportagens finalistas pode ser conferida na coletânea e no DVD que serão lançados no evento no Solar da Imperatriz e que têm distribuição gratuita e dirigida.

Inscrições

Os interessados em participar do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica podem se inscrever pelo site www.premioreportagem.org.br, por email ou pelo correio. As matérias impressas devem ser enviadas em formato Word, acompanhadas do original publicado. E as reportagens de TV devem ser gravadas em DVD. O vencedor do primeiro lugar em cada uma das categorias irá participar de um evento internacional sobre jornalismo e/ou meio ambiente. Os segundos e terceiros colocados em cada categoria receberão R$ 5.000,00 e R$ 2.500,00, respectivamente.

Iniciativa da Conservação Internacional realizada em 14 países, o Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade é promovido no Brasil desde 2001 pela Aliança para a Conservação da Mata Atlântica em parceria com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), a Federação Internacional de Jornalismo Ambiental (IFEJ) e a Fundação Biodiversidad.

Parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica e a Conservação Internacional, a Aliança para a Conservação da Mata Atlântica existe desde 1999 e tem como principais atividades o Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica, o Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF Mata Atlântica) e o Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural da Mata Atlântica.

Para mais informações sobre o prêmio, clique aqui.

Contato para envio das inscrições:

Ana Ligia Scachetti

Gerente de Comunicação

Fundação SOS Mata Atlântica

Rua Manoel da Nóbrega, 456, Paraíso

04001-001 São Paulo – SP

Tel. (11) 3055-7881 / 7888

E-mail: comunicacao@sosma.org.br

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem