Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

BBC anuncia pagamento por conteúdo exclusivo

A BBC passará a pagar aos telespectadores que enviarem conteúdo produzido por eles, desde que seja material ‘particularmente e editorialmente importante ou exclusivo’, noticia Tara Conlan [The Guardian, 16/11/06]. Novas normas enviadas à equipe da rede de TV britânica informam que poderão ser efetuados pagamentos ao telespectador que enviar filmagem de celular ou câmera, mas a ‘audiência não deve ser encorajada a pensar que a regra é receber dinheiro por material enviado, a ficar em situação de risco ou a violar leis para conseguir o que considera material de alto valor monetário’.


‘O material é submetido à BBC sob condições que nos dão licença não-exclusiva e gratuita para usar o conteúdo em qualquer plataforma, e a pessoa que fez a filmagem detém os direitos autorais. Entretanto, em ocasiões raras nas quais o material é particularmente importante, consideraremos o pagamento apropriado. Os jornalistas devem consultar seus editores antes de entrar em negociação sobre pagamentos’, informam as novas diretrizes.


Vicky Taylor, chefe de interatividade da BBC, afirma que as normas não representam uma mudança radical na política editorial da rede. ‘Não queremos dar às pessoas a impressão de que pagaremos por conteúdo produzido por usuários’, diz. Segundo ela, a única vez que a BBC pagou por filmagem amadora foi por um vídeo do acidente do avião Concorde da Air France, em Paris, em 2000.


Mudança de planos


Há três semanas, a posição da BBC em relação a este tema era outra. Na conferência da News Xchange, em Istambul, quando questionado se a BBC pagaria por conteúdo produzido por usuários, o chefe da BBC News Interactive (BBCi), Pete Clifton, respondeu que tal atitude não estava planejada dentro do orçamento da área. ‘Não temos planos de pagar e não me lembro de ninguém ter me pedido isto. Os telespectadores mantêm o direito autoral, e se quiserem vender para outro lugar, eles podem’, afirmou na ocasião.


Entretanto, diante das iniciativas de outras emissoras, que passaram a pedir aos telespectadores que enviem conteúdo próprio, a BBC decidiu mudar de rumo. O Channel Five anunciou recentemente que pagaria aos telespectadores quase US$ 200 por contribuição colocada no ar.


Se por um lado os veículos de comunicação se mostram cada vez mais interessados na colaboração do público, o público se revela cada vez mais participativo no jornalismo. No ano passado, a BBC recebeu 20 mil e-mails após os atentados do dia 7/7 em Londres e cinco mil e-mails após as primeiras horas do incêndio no depósito de combustível em Buncefield, em dezembro.