Sexta-feira, 25 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

JORNAL DE DEBATES > ELEIÇÕES 2010

Cadê a informação? E a prestação de serviço?

Por Luciana Lopez em 17/08/2010 na edição 603

Ao contrário dos colegas do Jornal das Dez, não consigo considerar que Dilma Rousseff se saiu bem nas entrevistas. Ela apenas não deu vexame, mas deixou perguntas importantes sem resposta. Se a forma melhorou, o conteúdo continua sem convencer. Dilma tem perfil técnico, não tem cacife para ser a gestora de um país como o Brasil.

As respostas dela são decoradas, fala sem ter a fluência verbal que o chefe de uma nação precisa ter, não passa credibilidade ou segurança no que está dizendo… É uma mulher tosca querendo se passar por culta, algumas repostas são puro ‘embromation’. Não por sagacidade e estratégia, mas por não ter traquejo ou desenvoltura política. No entanto, ela atende bem ao eleitorado ignorante que nada entende mesmo. O eleitorado menos esclarecido é o público-alvo do PT. Este público não entende nem as perguntas, quanto mais as respostas.

Gosto mais do estilo ‘pé na porta’

E é este o resultado do baixo investimento na educação no Brasil. É mais fácil um eleitorado que nada questiona. Que nada pergunta. Que nada exige! Quando vamos ter na TV jornalistas perguntando e querendo de fato a resposta? Se é para fazer de conta, qual é a função da entrevista? De que adianta perguntar, se a candidata não responde? Que jornalismo é este? Por que não exigem a resposta?

Eles se contentam com o ‘embromation’ da candidata e o público fica sem as respostas? Pergunto outra vez: qual é a função das entrevistas? Mostrar prestígio? Porque informar, não informou. Por que na Globo News não se tratou da questão tributária? Ou por que o Monforte não insistiu mais em ter a sua resposta? Quando se paga por um canal fechado de informação, queremos informação! Que entrevista oca foi esta? Gosto bem mais do estilo ‘pé na porta’ do Bonner!

Entrevistador tem que tirar as respostas do entrevistado. Ou não tem sentido a entrevista!

******

Jornalista, Brasília, DF

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem