Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Canal conservador cancela programa humorístico

Na semana passada, a emissora conservadora Fox News decidiu pelo fim do programa ½ Hour News Hour, humorístico que serve de resposta aos liberais The Daily Show With Jon Stewart e The Colbert Report, exibidos no canal Comedy Central. O motivo para o corte? O alto custo de produção, garante o produtor-executivo Joel Surnow. ‘Não tem nada a ver com o fato de afirmarem que conservadores não são engraçados. Há espaço para sátira e comédia tanto da parte dos democratas quanto dos conservadores. Há hipocrisia e histeria dos dois lados’, ironizou.


O programa exibia vários quadros satíricos, como um que parodiava a tradicionalíssima American Civil Liberties Union, ONG cuja missão é defender direitos fundamentais como a liberdade de expressão, a liberdade religiosa e o direito à privacidade, e o desenho animado Guy White: Closet Conservative, que mostra um jovem cercado de amigos extremamente liberais. Para os fãs do show, o último ½ Hour News Hour será exibido em 16/9.


Fracasso de crítica, sucesso de público


Segundo Surnow, mais conhecido como co-criador do seriado 24 Horas, trata-se exclusivamente de uma questão financeira. ‘É um programa muito caro para seus padrões’, explica. Lançado em fevereiro, o humorístico semanal foi alvejado pelos críticos, sendo classificado como o ‘pior programa de todos’ no sítio MetaCritic.com, que reúne resenhas das principais publicações americanas e britânicas.


Os telespectadores, entretanto, não compartilhavam da mesma opinião e o programa chegou a ser o mais assistido da Fox News em determinados finais de semana, em especial pelo público de 25 a 54 anos. Em algumas noites de domingo, o humorístico chegou a atrair 890 mil telespectadores. Por isso, a emissora afirma que irá considerar novos programas no mesmo estilo, mas com um formato que exija menos gastos. Informações de Brian Stelter [New York Times, 20/8/07].