Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Celebridades em campanha contra o Photoshop

Com a indústria do culto às celebridades funcionando a todo vapor e o insaciável apetite do público por fofocas sobre os famosos, retocar fotografias com programas de computador se tornou rotina em algumas redações. A prática, entretanto, parece estar passando dos limites, e passou a incomodar – quem diria? – os próprios artistas.

Em um dos casos mais recentes de excesso de retoques, a revista americana Men´s Fitness aumentou consideravelmente o tamanho dos músculos dos braços do tenista Andy Roddick na capa de sua edição de junho/julho. O ajuste foi tão exagerado que Roddick ficou assustado quando se viu em uma banca de jornais de um aeroporto. O atleta chegou a fazer piada em seu blog, dizendo que não está tão em forma como a manchete e a foto sugeriam. Após o incidente, o redator-chefe da revista, Neal Boulton, foi demitido. ‘Uma coisa é apagar algumas rugas, outra é colocar novos braços em alguém’, avalia Joe Adalian, editor da Variety. ‘Hoje, não há mais como ‘ver para crer’’.

Credibilidade afetada

Para evitar casos como este, John Long, da Associação Nacional de Fotógrafos dos EUA, lançou uma campanha contra a edição de fotos. ‘Isto destrói a credibilidade do fotojornalismo e do jornalismo de um modo geral’, afirma. ‘É uma mentira atrás da outra, o que está fazendo o público perder a confiança na indústria jornalística’.

Há celebridades que pedem retoques para que apareçam nas revistas com um visual ‘perfeito’. Mas há famosos que se ofendem quando a alteração da imagem é exagerada – e muitas vezes absurda. A atriz Jennifer Aniston, por exemplo, passou a boicotar a revista Redbook após seu rosto ter sido colocado no corpo de outra mulher. A atriz Kate Winslet afirmou não ter sido consultada sobre as mudanças que diminuíram sua silhueta na capa da GQ. Em 2005, a Newsweek gerou polêmica quando deu à apresentadora Martha Stewart um corpo mais esbelto. Informações da ABC News [27/5/07].