Ciclo Sustentável 2008, em Vitória | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Domingo, 19 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

JORNAL DE DEBATES > COMUNICAÇÃO & SUSTENTABILIDADE

Ciclo Sustentável 2008, em Vitória

29/07/2008 na edição 496

‘O Papel da Comunicação na Sustentabilidade’ é o tema do 4º Encontro do Ciclo Sustentável 2008, que acontecerá em Vitória, no próximo dia 13 de agosto (das 9h às 17h, no Hotel Ilha do Boi, Rua Bráulio Macedo 417). Partindo do princípio que as informações veiculadas à sociedade (pelas mídias, empresas e organizações sociais) relacionadas ao tema de desenvolvimento sustentável ainda são frágeis e muitas vezes sem consistência, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável resolveu dedicar um grande debate ao tema. O envolvimento maior de profissionais de comunicação com o assunto, para o CEBDS, vai acelerar o processo de assimilação dos conceitos e práticas da sustentabilidade. Trata-se de fator estratégico e de caráter educacional, imprescindível para acelerar o processo de mudanças.


Por isso, de acordo com Marina Grossi, diretora do CEBDS e responsável pelo 4º Encontro do Ciclo Sustentável 2008, o evento de Vitória representará uma excelente oportunidade para se debater os mecanismos de capacitação de jornalistas, publicitários e de outros profissionais da área, além da qualidade e a responsabilidade do fluxo de comunicação entre a mídia, o setor empresarial e a sociedade. ‘O conceito de sustentabilidade ainda gera muita confusão. É muito importante que seja esclarecido, sobretudo para os comunicadores.’


Entre os principais painéis, destaque para ‘A Cobertura da Mídia em Sustentabilidade: contradições, limites e desafios’, com exposição do jornalista André Trigueiro (Globonews); ‘O discurso da mídia sobre as mudanças climáticas reflete as preocupações da sociedade?’, com palestra de Guilherme Canela (ANDI); ‘Comunicação em Sustentabilidade: a tentação e o risco do Greenwash para as empresas’, com a apresentação de Solitaire Townsend, CEO da Futerra Sustainability Comunications, de Londres. Também vão estar presentes no encontro a diretora de comunicação da World Business Council for Sustainable Development (Genebra), Lynette Thorstensen, que vai falar sobre ‘Perspectiva Internacional em Comunicação e Sustentabilidade’ e o gerente de parcerias do Reputation Institute (Nova York), Nicolas George Trad, como uma palestra reputação e diálogo com stakeholders. Entre os debatedores, o diretor geral da Aberje, Paulo Nassar, a jornalista Celia Rosemblum, editora de projetos especiais do jornal Valor Econômico e Luciano Martins, jornalista do Observatório da Imprensa (veja aqui a programação completa do encontro).


O encontro de Vitória, que tem inscrições gratuitas pelo site, faz parte do ciclo de encontros ‘Sustentável 2008’, uma série eventos temáticos promovidos pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). O primeiro evento do Ciclo Sustentável foi realizado no Rio de Janeiro (RJ) em março e teve como tema ‘Lucro x Sustentabilidade’. No segundo seminário, em Brasília, a discussão abordou ‘Governança e Sustentabilidade’. O terceiro painel, em Recife, teve como tema ‘Biodiversidade e Pesca: serviços ambientais ameaçados?’; e, por fim, o quinto, que será em Belém (PA) no dia 10 de setembro, discutirá a ‘Mudança do Clima, Desmatamento e Agronegócio’.


De acordo com o presidente-executivo do CEBDS, Fernando Almeida, que vai abrir o evento de Vitória, o ciclo ‘Sustentável 2008’ visa levar a discussão sobre sustentabilidade a outras cidades do país, deixando a velha prática de manter os debates apenas restritos ao eixo Rio-São Paulo e quebrar o caráter elitista que ainda prevalece em torno do assunto.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem