Quarta-feira, 20 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº991
Menu

JORNAL DE DEBATES > IMPRENSA NA JUSTIÇA

Cientista pede multa diária ao New York Times

17/11/2006 na edição 407

O caso do cientista Steven Hatfill contra o New York Times parece não ter fim. Acusado em uma série de artigos do colunista Nicholas Kristof, em 2002, de ligação com os ataques com antraz nos EUA, Hatfill, que processa o jornal por difamação, exige saber o nome de duas últimas fontes do colunista. Para tanto, pediu que um juiz federal multe o diário em US$ 25 mil por dia até que sejam reveladas as identidades que faltam para completar sua lista, e aumente esta quantia em US$ 25 mil a cada mês que passar sem que o Times cumpra a ordem.


O cientista trabalhava para o governo quando foi acusado por Kristof de ser o responsável pelos ataques com envelopes com antraz – que mataram cinco pessoas no país no fim de 2001. Na ocasião, o FBI investigou Hatfill e o Departamento de Justiça chegou a classificá-lo como ‘pessoa de interesse’ no caso, mas ele nunca foi acusado formalmente pelo crime.


Pesar no bolso


Desde o início do processo, 10 das 12 fontes de Kristof foram reveladas ao cientista – algumas porque não haviam feito um acordo de confidencialidade com o colunista; outras porque concordaram em quebrar este acordo. Há ainda duas fontes em sigilo, que Kristof diz se tratar de funcionários do FBI.


‘Para garantir que acionistas e diretores do Times se envolvam na decisão de respeitar ou ignorar o poder judicial dos EUA, este tribunal deve impor uma sanção monetária significativa para cada dia de não-cumprimento da ordem’, justificou um advogado do cientista. Já os advogados do jornal insistem que ele preserva seu direito de apelar da decisão de revelar as fontes confidenciais. Informações de Josh Gerstein [The New York Sun, 16/11/06].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem