CNN faz sua estréia no mundo virtual | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

JORNAL DE DEBATES > SECOND LIFE

CNN faz sua estréia no mundo virtual

31/10/2007 na edição 457

Na primeira semana de novembro, a rede americana CNN abrirá uma nova sucursal. O local escolhido para o ‘empreendimento’ foi o mundo virtual Second Life. O Second Life News Network (SLNN) terá como diferencial a participação de jornalistas residentes, ou seja, aqueles que são ‘habitantes’ do planeta virtual. A idéia é reproduzir no ciberespaço uma versão do I-Reports, programa da CNN em que cidadãos comuns podem contribuir com conteúdo noticioso.


A CNN disponibilizará pontos de consulta em diversos lugares do Second Life, onde será possível acompanhar as últimas notícias. Além da cobertura jornalística, o SLNN funcionará como uma escola de jornalismo, realizando reuniões semanais entre a equipe da CNN – incluindo apresentadores famosos, como Larry King – e residentes. Segundo Susan Grant, executiva do CNN News Services, os usuários têm potencial para contribuir ativamente com produção de conteúdo.


Ao longo do ano passado, o número de visitantes únicos do Second Life variou de 400 mil a 700 mil por mês, segundo dados da Nielsen Online. Estas informações, no entanto, são questionáveis. A empresa de pesquisa Yankee Group divulgou, recentemente, um estudo detalhando a queda de audiência do Second Life. ‘As pessoas que são ativas tendem a ser muito participativas. Mas muitos usuários acham o mundo virtual confuso e não o consideram imediatamente atrativo’, opina Christopher Collins, analista do Yankee Group. Informações de Mike Shields [MediaWeek, 29/10/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem