Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Comunique-se

INTERNET
Izabela Vasconcelos

Especialistas divergem sobre restrições no uso de redes sociais por jornalistas

‘As recentes normas adotadas pela Folha de S.Paulo e TV Globo no uso de redes sociais por seus jornalistas causam polêmica. Na última semana, os dois veículos divulgaram, em comunicados internos, regras para o uso de blogs, Twitter, e outras redes sociais.

A Folha determinou que seus profissionais sigam os princípios do projeto editorial, ‘evitando assumir campanhas e posicionamentos partidários’. O veículo também exige que os jornalistas não divulguem conteúdos de colunas e reportagens exclusivas, restritos a assinantes, na rede. A TV Globo também estabeleceu normas semelhantes aos seus funcionários, vedando a divulgação de informações institucionais e o uso de redes sociais vinculadas a outros veículos de comunicação sem prévia autorização da emissora.

O que é visto como um cerceamento da liberdade de expressão para uns, é visto como uma questão ética por outros. Bruno Rodrigues, especialista em mídias digitais, concorda com a medida adotada pelos veículos. ‘Esse comportamento faz parte do trabalho profissional. Discordo quando dizem que é uma forma de limitar a liberdade de expressão. Quando um jornalista cobre algum assunto para a Folha, por exemplo, o jornal tem total direito nesse caso. Se for um trabalho particular, uma investigação própria, aí é outra coisa’.

O professor de pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero, pós-doutorado em comunicação e Tecnologia, Walter Teixeira Lima Júnior, acredita que o caso seja algo muito novo e analisa o ponto de vista das empresas e dos jornalistas. ‘Tudo o que você vai falar vai para o bem ou para o mal da empresa. A preocupação do veículo é que eles têm concorrentes. Tudo isso é muito novo, tanto jornalistas como empresas estão aprendendo como conviver’.

Apesar de enxergar as razões das empresas, Lima acredita que o jornalista também tem voz fora do veículo e o direito de expressar sua opinião fora de seu período de trabalho, mesmo de um assunto que tenha coberto. ‘Os veículos não podem limitar a liberdade do individuo. É como no passado, o jornalista escrevia a matéria, saía da redação e depois ia às ruas, era ativista’, conclui o jornalista, que enfatiza que o profissional também deve ter responsabilidade sobre o que fala.’

 

Comunique-se

Ombudsman da Folha questiona regras para uso de redes sociais

‘Na sua coluna do último domingo (13/09), o ombudsman da Folha, Carlos Eduardo Lins da Silva, questionou a posição adotada pelo jornal de controlar o uso das redes sociais pelos seus repórteres. ‘O comunicado deixa abertas várias possíveis dúvidas’, afirmou.

Na última semana, um comunicado distribuído à Redação determinou que os jornalistas devem ‘seguir os princípios do projeto editorial, evitando assumir campanhas e posicionamentos partidários’ em redes sociais e no Twitter. Os profissionais também ‘não devem colocar na rede os conteúdos de colunas e reportagens exclusivas’.

Lins da Silva concorda com a exigência da exclusividade das informações produzidas e da necessidade de se seguir os princípios do projeto editorial. ‘Se, por exemplo, um jornalista que cuida de política veicula em seu blog opiniões apaixonadamente pró ou contra um partido ou pessoa pública, de que modo o leitor vai confiar na isenção do que ele reportar na Folha?’, afirmou.

Entretanto, o ombudsman manifesta preocupação com a restrição à liberdade de expressão que o controle pode ocasionar. ‘Mas como exercer controle sobre o que ele diz sobre temas que não são os de que trata no jornal sem interferir na sua liberdade de expressão?’, questionou.’

 

REFORMA
Comunique-se

Lula diz que tentar controlar Internet em eleição ‘é loucura’

‘Em entrevista a rádios de Roraima nesta segunda-feira (14/09), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu liberdade total para o uso da Internet durante as campanhas eleitorais. ‘Tentar proibir isso é uma loucura’, disse. O tema está sendo discutido pelo Congresso e deve ser votado pelo Senado nesta terça-feira (15/09).

‘Seria impossível imaginar que você vai controlar a Internet.. A Internet é uma coisa que fugiu ao controle do seu criador (…). O que é importante é que a gente tenha o seguinte cuidado: a gente precisa normatizar sem proibir a liberdade de Internet’, afirmou.

De acordo com o presidente, em vez de proibir, deve-se ‘responsabilizar quem usa da Internet’.

‘Acho que tem de ser livre mesmo. É importante as pessoas saberem quem é candidato. (…) Isso porque tem coisa boa e coisa ruim. Vamos dar aos internautas o direito de viajar e descobrir mais coisas’, disse Lula.’

 

BLOG DO PLANALTO
Comunique-se

Lula agradece a internautas por críticas ao Blog do Planalto

‘O presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu a participação dos internautas no Blog do Planalto. Em vídeo publicado no próprio site, o presidente pede que os leitores continuem criticando e enviando sugestões para o aperfeiçoamento do canal.

‘É importante que vocês dêem sugestões, é importante que vocês critiquem, porque a gente vai aprendendo com as sugestões, a gente vai aprendendo com as críticas’, afirmou.

Num tom informal, Lula disse esperar que um dia o ‘Planalto tenha um blog sem defeitos’ e que passe a receber elogios em vez de críticas.

‘O dia que vocês passarem a elogiar eu vou dizer que vocês são puxa-sacos. Então, não esperem isso de mim. Continuem sendo verdadeiros como vocês são, porque é isso que contribui para o Brasil democrático que nós queremos construir’, disse Lula.

O Blog do Planalto, lançado há duas semanas, não possui espaço para comentários. Entretanto, possui um canal para que os leitores enviem críticas e sugestões.’

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

Comunique-se

Carta Capital

Terra Magazine

Agência Carta Maior

Tiago Dória Weblog