Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

JORNAL DE DEBATES > RIO MÍDIA

Crianças e jovens na integração das Américas

25/09/2007 na edição 452

‘MídiaAmérica: indicada para crianças e adolescentes?’ será o tema do III Encontro Internacional Rio Mídia, promovido pela MultiRio, produtora de mídias da Prefeitura do Rio e, pelo Rio Mídia, Centro de Referência em Mídia para Crianças e Adolescentes. O Encontro Internacional será realizado de 16 a 19 de outubro no Planetário da Cidade em parceria com a ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), que promoverá, paralelamente, o ‘I Colóquio Mídia e Agenda Social: Desafios para a Formação de Estudantes e Profissionais de Comunicação’. Os eventos reafirmam o compromisso da MultiRio e da ANDI com a produção de mídia de qualidade para crianças e jovens.

O objetivo do encontro Rio Mídia é discutir a mídia no contexto das Américas: o que nos une, nossas diferenças e o cenário em que ela é produzida, considerando as questões éticas, estéticas, políticas e econômicas. O encontro tem como objetivo propiciar discussões qualificadas e apontar caminhos possíveis nos âmbitos públicos e privados para pesquisadores, educadores, estudantes e profissionais da área de mídia – os que criam, fomentam e produzem, bem como os que trabalham na sua regulamentação.

Inscrições abertas no site do Rio Mídia.

Convidados

Entre os participantes já confirmados estão Luiz Fernando Carvalho, diretor de cinema e TV; Ronaldo Lemos, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio e do Projeto Creative Commons no Brasil, fundador do Projeto Overmundo; Dixie Feldman, produtora da Nogging/Nickelodeon; e Susana Vellegia, coordenadora do festival argentino de audiovisual Nueva Mirada.

A coordenação geral está a cargo da professora e produtora Regina de Assis, presidente da MultiRio e do Rio Mídia: ‘O encontro, realizado anualmente, é uma oportunidade importante de democratização de conhecimentos entre produtores, professores e profissionais da mídia. Esta é uma troca muito frutífera porque colocamos frente a frente quem está na ponta da linha, nas salas de aula das escolas da Prefeitura do Rio, trabalhando com jovens, crianças, e consumindo mídia, com criadores, produtores e pesquisadores. Este ano queremos avançar na discussão sobre as possibilidades de colaboração entre as Américas na criação, produção e distribuição de mídia, visando a crianças e adolescentes’, explica Regina.

Debates

A abertura do III Encontro Internacional Rio Mídia e do I Colóquio Mídia e Agenda Social: Desafios para a Formação de Estudantes e Profissionais de Comunicação será na noite do dia 16 de outubro, no Palácio da Cidade. Os debates, nos dias 17, 18 e 19 de outubro, ocorrerão pela manhã (Colóquio ANDI) e à tarde (Encontro Rio Mídia), no Planetário da Cidade.

O primeiro dia (17) do Encontro Internacional Rio Mídia será destinado à discussão do tema Linguagens da mídia, Identidade e Memória nas Américas, com conferência de Luiz Fernando Carvalho e à mesa-redonda acerca dos ‘Impactos da mídia sobre a identidade de crianças e adolescentes’, reunindo a psicanalista Regina Costa, o publicitário Lula Vieira e a antropóloga Regina Novaes.

No segundo dia (18), o tema será Linguagens da mídia e a Diversidade no Continente, com conferência de Suzana Vellegia, coordenadora do Festival Nueva Mirada. A mesa-redonda do dia tratará de ‘Mídia e acesso à diversidade cultural’, com Dixie Feldman, produtora do canal Nogging/Nickelodeon, dos Estados Unidos, e Luisa Lins, diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

No terceiro dia (19), o tema central será Linguagem e Identidade numa América em Transformação, com conferência de Orlando Senna, secretário nacional do Audiovisual do Ministério da Cultura, e mesa-redonda sobre ‘Mídia e direitos de crianças e adolescentes’ com Vicent Defourny, da Unesco; Veet Vivarta, da ANDI; Marie Pierre Poirier, da Unicef (a confirmar); e Patrícia Castaño, da Fundação Citurna, da Colômbia.

Em todos os dias serão apresentados projetos e ações da MultiRio realizados com crianças e jovens das Escolas Municipais da Prefeitura do Rio, como ‘Carta Animada pela Paz’, ‘Monitomania’, ‘Intercâmbio com Escolas de Nova York’ e ‘Projetos Correspondentes do Pan e Parapan’, além da ‘Mostra Século 21’.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem