Terça-feira, 21 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

JORNAL DE DEBATES > VISTO NOS EUA

De volta para casa

03/02/2004 na edição 262

Com regras cada vez mais enérgicas em relação à entrada de estrangeiros no país, os EUA estão irritando jornalistas que vêm de outros países e não conseguem passar dos aeroportos americanos.

Apesar de o número ser relativamente pequeno (cerca de 30), grupos internacionais de jornalistas disseram que os incidentes levantaram a questão sobre o uso da guerra ao terrorismo do governo Bush para limitar o acesso da mídia estrangeira à superpotência e, em retaliação, o acesso da mídia americana a outros países.

A título de exemplo

Rachel Bletchy é editora da People britânica e em outubro de 2003 foi a Los Angeles a fim de entrevistar a namorada do peso-pesado Frank Bruno, ex-campeão britânico de boxe. Não conseguiu. Na verdade, não pôde nem sair do aeroporto internacional de Los Angeles, onde desembarcou.

Rachael, de acordo com reportagem de Leon Lazaroff [The Chicago Tribune, 24/1/04], achava que entraria nos EUA como sempre fez em suas outras viagens para entrevistar celebridades de Hollywood. No entanto, foi levada para uma sala de inspeção e foi informada de que seria detida por não possuir um visto do tipo ‘I’. Nas 27 horas seguintes, teve de tirar impressões digitais por duas vezes, ser fotografada, algemada, revistada, proibida de dar telefonemas e encaminhada a uma ala de detenção onde passaria a noite antes de voltar a Londres.

De volta à Inglaterra, Rachael agora sabe que os EUA estão requerendo o visto ‘I’ de todos os jornalistas estrangeiros. Esse tipo de visto é necessário para qualquer um que esteja entrando no país para ‘estudar ou desempenhar trabalho especializado ou não, ou como representante de imprensa, rádio, filme ou qualquer meio de informação estrangeiro’.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem