Terça-feira, 15 de Outubro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1059
Menu

JORNAL DE DEBATES >

Digitalização dos meios e a interatividade

08/09/2009 na edição 554

O Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp de Bauru promove durante o mês de setembro um ciclo de palestras sobre a interatividade nas novas mídias. Serão três dias de palestras gratuitas para os cursos de Pós-Graduação em Televisão Digital e em Comunicação e abertas ao público.

No dia 10 de setembro a palestra será ministrada por Vicente Gosciola, dia 18 por Lauro Henrique Teixeira e dia 28 por Francisco Belda. Um dos principais objetivos do evento é a troca de experiências entre palestrantes, alunos e professores da Unesp. A oportunidade propicia o avanço nas pesquisas e desenvolvimento na área das novas tecnologias digitais.

10 de setembro, às 19 horas, sala 1A:

‘Práticas narrativas para a TV digital: o conceito de atrações do cinema como específico da interatividade na TV’

A palestra tem como objetivo observar a relação entre o cinema, a TV e as novas mídias para identificar estruturas narrativas que possam agregar maior interatividade. Desta forma, as experiências que levarão a transformações que possam oferecer direções para um trabalho mais consistente na criação de narrativas interativas constituem o tema central da discussão.

A palestra será ministrada por Vicente Gosciola, mestre em Ciências da Comunicação e doutor em Comunicação Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Gosciola atua como professor e também é consultor técnico sobre Educação a Distância, Tecnologia Educacional e estúdios e programação de TV Universitária para o Conselho Estadual de Educação e diversas Instituições de Ensino Superior, além de trabalhar como documentarista e roteirista.

18 de setembro, às 15 horas, Central de Salas:

‘Os desafios da programação interativa na TV digital’

A palestra tem por objetivo discutir o futuro da programação da televisão digital e será feita por Lauro Henrique Teixeira, formado em Design pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC – UNESP) e mestre em comunicação pela mesma instituição, cuja pesquisa foi sobre a interação e usabilidade da televisão digital. Teixeira foi coordenador de programação na TV TEM – Bauru e atualmente é Gerente de Programação da TV Aparecida e tem experiência na área de Design e Comunicação, com ênfase em Cibercultura, atuando principalmente em comunicação, design, interfaces, internet e televisão.

28 de setembro, às 19 horas, Sala 2A:

‘Programação interativa: conteúdos para a televisão digital’

A palestra discutirá assuntos relacionados ao modelo de estrutura de conteúdos educativos para televisão digital, como a organização de classes, categorias, atributos, vínculos e outros parâmetros para que mídias se sincronizem em uma grade de programação interativa. Seu propósito é o de fornecer referências para processos colaborativos de produção e organização de conteúdo em redes de aprendizagem coligado as emissoras de televisão educativa e universitária. Também será apresentado um protótipo de ambiente audiovisual de aprendizagem desenvolvido com tecnologias de programação que compõem o middleware Ginga, tecnologia adotada pela televisão digital brasileira.

Francisco Belda é o palestrante. Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) é mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). Como pesquisador, Belda atua nas relações entre linguagem jornalística, epistemologia, teorias da ciência e novas tecnologias de informação, comunicação e educação.

Evento: Ciclo de Palestras: a digitalização dos meios e a possível iteratividade

Data: 10, 18 e 28 de setembro de 2009

Local: Campus da Unesp – Bauru – Av. Eng. Luiz Edmundo C. Coube, 14-01

Informações: Pós-Graduação – (14) 3103-6057

Lecotec – (14) 3103-6168

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem