Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

JORNAL DE DEBATES > CRISTO MUÇULMANO

Documentário inglês explora Jesus visto pelo Islã

21/08/2007 na edição 447

Nada de manjedoura, Messias ou crucificação. A emissora britânica ITV levou ao ar, no domingo (19/8), um documentário que retrata o Jesus Cristo visto pelos muçulmanos. Acredita-se que esta seja a primeira vez que o tema é tratado na televisão do Reino Unido. Tendo como base o Corão e entrevistas com estudiosos do assunto e historiadores, O Jesus Muçulmano explora a idéia de como o Islã reverencia Cristo como um profeta, mas não o vê como o Filho de Deus. Pelo Corão, a crucificação não passa de uma ilusão divina. Em vez de morrer na cruz, Jesus teria sido resgatado por anjos e erguido ao paraíso.

Inclusão

Segundo Irshad Ashraf, diretor e produtor do especial, o documentário é uma tentativa de mudar o foco do extremismo para o lado espiritual do Islã. ‘Jesus é amado e respeitado pelos muçulmanos, e é um dos mais importantes profetas de nossa religião’, afirma. O programa de uma hora é narrado pelo autor Melvyn Bragg. ‘Eu fiquei fascinado pela idéia’, diz ele. ‘Jesus era uma figura tão importante no Islã, mas a maioria das pessoas não sabe disso’.

Bragg, membro da Câmara dos Lordes, refuta a afirmação de que o programa irá dividir a opinião das comunidades cristã e muçulmana. Ainda assim, representantes de respeitadas organizações anglicanas e católicas não aceitaram convite para participar do especial. Criado como anglicano, Bragg afirma que o documentário foi bem formulado e tem como base pesquisas sólidas. ‘Eu espero que ele provoque, entre os muçulmanos, o sentimento de que eles foram incluídos na televisão’, diz o Lorde. Informações de Riazat Butt [The Guardian, 18/8/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem