Sábado, 16 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

JORNAL DE DEBATES > KATRINA

Dois anos depois, grupo Time revisita Nova Orleans

23/08/2007 na edição 447

Este mês, 10 revistas da editora Time trazem artigos sobre Nova Orleans. Coincidência? Nada disso. Todas parecem ter sido influenciadas por uma viagem liderada pelo editor-chefe John Huey, que coordena o conteúdo de mais de 150 revistas da companhia. Huey levou 12 editores, em maio, para passar dois dias na cidade, que ainda se recupera dos estragos causados pelo furacão Katrina.


O editor diz não se lembrar de nenhuma experiência semelhante no passado e garante que não achou que todos os editores fossem pautar reportagens sobre Nova Orleans. Como quase todos o fizeram, optou-se por publicar as matérias a uma semana do aniversário de dois anos da tragédia. ‘Não tínhamos objetivos comerciais’, explica.


A idéia surgiu depois que a editora Martha Nelson, da People, foi a um casamento em Nova Orleans. ‘Voltei pensando que a pauta Katrina não havia se esgotado – enquanto algumas pessoas tinham se mudado da cidade, outras ainda lidavam com a situação em todos os aspectos: sociais, ambientais, políticos’, conta.


Novas abordagens


Na viagem de maio, os editores tiveram encontros com políticos locais, visitaram, por barco e avião, alguns pontos afetados pelo furacão, e conversaram com cientistas e engenheiros. Richard Stengel, chefe de redação da Time, não ia ao local desde que o Katrina atingiu a região, em 2005. Ele disse que não pensava em abordar o assunto novamente, principalmente por causa do excesso de cobertura na mídia americana após a passagem do furacão – e da homogeneidade desta cobertura. ‘Mas, quando se chega lá, percebe-se que há outros assuntos sobre os quais as pessoas não têm a menor idéia’, diz.


Embora o tema das 10 revistas tenha sido único, as abordagens foram as mais diversas. A Time, por exemplo, tratou das razões que ainda fazem de Nova Orleans uma cidade insegura para se viver. Já a Essence visitou três famílias que foram desalojadas por conta do furacão. A Fortune fez um especial sobre o dinheiro usado para recuperar a região. No sítio Time.com, é possível ter acesso a um índice com as matérias das revistas, além de conteúdo exclusivo para a rede. Informações de Brian Stelter [The New York Times, 20/8/07].


 

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem