Quarta-feira, 20 de Março de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1029
Menu

JORNAL DE DEBATES >

Os editores deixaram tudo acontecer

Por Christiany Yamada em 31/01/2012 na edição 679

Não assisto à Globo e prefiro ignorar programas como Big Brother Brasil, mas através das redes sociais não pude – e acho que ninguém deveria – ignorar o caso do crime sexual no programa que vem repercutindo. Depois do quadro – que não é só patético e absolutamente sem graça, mas também completamente desrespeitoso – exibido todos os sábados no programa Zorra Total, em que se faz piada com abuso sexual em metrô (também presente em ônibus e qualquer outro lugar lotado), agora foi a vez do Big Brother mostrar o quão a Globo não se importa com quaisquer direitos humanos.

A Globo é a rede de TV mais assistida no Brasil e, todo começo de ano, o país inteiro se mobiliza para assistir o BBB. Logo, se um rapaz se aproveita de uma mulher bêbada inconsciente, o mínimo que essa emissora deveria fazer – uma vez que ela acaba tendo uma grande influência sobre a população – seria não agir de forma tão indiferente com algo que é crime. Os editores simplesmente deixaram tudo acontecer enquanto era tudo filmado. Ou alguém acha que ninguém fica monitorando as câmeras 24 horas?

Nada justifica crimes sexuais contra mulheres. Nada! Nem roupas provocantes, nem atitudes “vulgares”, nem álcool. Nada. Não importa se ela tinha “começado” algo; se ela não quis dar continuidade àquilo, ele não tinha nenhum direito. Nenhuma mulher “merece” ser estuprada ou sofrer qualquer tipo de abuso sexual. Isso, além de ser um pensamento machista, é uma violação dos direitos femininos pelos quais tantas mulheres lutaram e foram mortas para que pudéssemos tê-los. E em meio a tudo isso, o que a Globo faz? Ignora tudo! Ou será que só desclassificar o rapaz por “desobedecer às regras do programa”, e não por crime contra mulher (pelo qual responderia, é claro), é uma atitude digna?

***

[Christiany Yamada é estudante, Castanhal, PA]

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem