Sábado, 23 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº992
Menu

DIREITO DE RESPOSTA > CENSURA A COMENTÁRIOS

A notícia era matéria paga

Por João Eurico de Aguiar Lima em 14/02/2012 na edição 681

Segue abaixo a matéria que o site www.noticiasautomotivas.com.br publicou em seu site no na terça-feira, 7 de fevereiro. A publicação foi propagada para a aplicação iPad e, salvo engano, ainda está disponível. Recomendo instalar a aplicação e consultar esse conteúdo por lá. A matéria faz uma séria denúncia: de que notícias favoráveis às motocicletas da Dafra eram, na verdade, matérias pagas. O tom da denúncia é bem hostil e menciona que “dizem que nós fazemos, mas fazem pior que nós”.

Os links para os PDFs, que estão no fim da matéria, agora apontam para PDFs que foram editados no dia 8 de fevereiro, ou seja, um dia depois da denúncia ser publicada. Isso é facilmente verificável no site da Dafra.

Postei essa denúncia com o link original da matéria no site www.motonline.com.br, que é mencionado por ter recebido R$ 1.391,00 para falar bem da Dafra. A ideia era que tivessem a oportunidade de rebater a denúncia, explicar o que aconteceu. O link para o fórum com esse tópico está aqui.

Setor de motos sofre com desinformação

Minha intenção era que o site Motonline, o qual frequento e do qual participo, se pronunciasse a respeito da denúncia. O tópico foi bloqueado e a discussão foi aterrada sob o argumento de que os links que eu mandei não eram mais válidos. De fato, o site www.noticiasautomotivas.com.br retirou a matéria do ar. Se tentar seguir os links ao longo da matéria, dá material não encontrado. No entanto, o material de fato existia e isso pode ser facilmente verificado nos links de cache do Google, inclusive na pesquisa Google no próprio site: veja aqui.

Nesse link, observa-se que a matéria existia no próprio site denunciante. A matéria não existe mais. Nesse link aqui, observa-se que a matéria chegou a receber algum comentário, é um link do cache do Google.

Por que eu denunciei para o Observatório de Imprensa? A prática da matéria paga é condenável em qualquer veículo, mas embora seja comum, infelizmente, na mídia impressa, não deveria ser na mídia online. O site www.motonline.com.br tem uma proposta de independência e isso aparece até no motto dele. No entanto, a prática de censura ao tópico e o fato de que eles não responderam a minhas interpelações, sequer para negar, não é compatível com a transparência associada a independência.

Isso é lamentável, pois o setor de motocicletas sofre muito com a desinformação. Milhões de pessoas compram motos todos os anos, centenas de milhares de profissionais arriscam a vida diariamente em cima de motocicletas. Bilhões de reais são movimentados pelo mercado de motocicletas no Brasil e, dentro em breve, haverá mais motos sendo vendidas do que carros durante o ano.

***

[João Eurico de Aguiar Lima é consultor de produtos]

 

Dafra Motos responde

Nota de Esclarecimento

Em função de informações publicadas na Internet recentemente, a Dafra Motos julga necessário esclarecer que:

** Os dados que constam nos PDFs das matérias em nosso site são públicos, tratando-se apenas de informações repassadas pela empresa de clipping, responsável por fazer a busca de reportagens publicadas na imprensa sobre a marca Dafra. Os valores indicados são apenas uma referência ao o que seria o valor correspondente em publicidade.

** Vale ressaltar que todas as matérias são produzidas única e exclusivamente a partir do interesse dos veículos de comunicação em repassar ao público em geral informações a respeito de nossa marca, produtos e serviços.

** A Dafra Motos baseia sua relação com veículos de imprensa no mais absoluto respeito às políticas editoriais e na liberdade de imprensa.

São Paulo, 14 de fevereiro de 2012

Dafra da Amazônia Indústria e Comércio de Motocicletas Ltda.

www.daframotos.com.br

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem