Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1018
Menu

JORNAL DE DEBATES >

Editor desiste de publicar artigo crítico a Murdoch

04/03/2008 na edição 475

Quando a News Corporation, empresa do magnata Rupert Murdoch, assumiu o controle da Dow Jones, em dezembro, abocanhou também a revista mensal The Far Eastern Economic Review, com sede em Hong Kong. Dentre todas as publicações do império de Murdoch, é a que conta com a menor equipe e a menor tiragem – menos de 20 mil exemplares por mês. Ainda assim, o editor Hugo Restall ficou receoso em publicar artigo sobre um livro crítico aos investimentos de Murdoch na China nos anos 90, Rupert´s Adventures in China: How Murdoch Lost a Fortune and Found a Wife (As aventuras de Rupert na China: como Murdoch perdeu uma fortuna e encontrou uma esposa, tradução livre).

O autor do livro, Bruce Dover, ex-jornalista australiano que trabalhou para a News Corporation na China na década de 90, fez uma análise do período em que Murdoch tentou fazer fortuna no país e, para tal, não titubeou em fazer de tudo para não desagradar o governo chinês. Dover também conta no livro como Murdoch conheceu Wendi Deng, executiva da News Corporation na China com quem veio a se casar. O livro ganhou destaque na mídia e foi tema de artigos em veículos como a Economist e o Financial Times.

Eric Ellis, jornalista australiano que trabalha em Jacarta, chegou a escrever o tal artigo que seria publicado na Far Eastern Economic Review, mas Restall voltou atrás após ler o livro e optou por não desagradar o patrão. ‘Estou com receio de publicar o artigo sobre o livro – parece mais um trabalho de um ex-funcionário insatisfeito do que uma análise dos negócios de Murdoch’, teria escrito Restall por e-mail a Ellis, no dia 24/2, um dia após a matéria ter sido arquivada. ‘Claro que lhe pagaremos pelo seu trabalho. Desculpe, eu deveria ter lido o livro antes’, continua o editor. A troca de e-mails está disponível no sítio Crikey. Apesar de engavetado, o artigo acabou divulgado em diversos sítios na internet, como o do Asia Sentinel. Informações de Donald Greenlees [International Herald Tribune, 28/2/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem