Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Editoras antecipam onda de livros sobre Obama

A previsão para o mercado editorial americano nos próximos meses é clara: livros e mais livros sobre Barack Obama. O senador democrata, primeiro candidato negro à presidência dos EUA, deve atrair bastante interesse do público. ‘Tendo como base as eleições passadas, nós antecipamos o interesse de nossos clientes em títulos referentes a política, candidatos e processo eleitoral’, afirma Bob Wietrak, vice-presidente de marketing da livraria Barnes & Noble.

O senador é autor de dois livros, Dreams From My Father (Sonhos do Meu Pai) e The Audacity of Hope (A Audácia da Esperança), ambos campeões de vendas. ‘Obama conta sua própria história de modo tão eloqüente que não posso imaginar um livro sobre ele vendendo tão bem’, opina Carla Cohen, co-proprietária da livraria Politics & Prose, em Washington. Ela diz, no entanto, que outros livros sobre ele também têm procura regular, como a biografia Obama, escrita por David Mendell e publicada pela HarperCollins no ano passado.

Esta também é a opinião de Priscilla Painton, editora-chefe da editora Simon & Schuster, que tem dois livros sobre Obama a caminho. ‘Acho que ainda há mercado para livros sobre ele, mas tenho que admitir que é difícil competir com sua narrativa’, diz. ‘Há duas razões, entretanto, que fazem os livros sobre Obama atraentes. Primeiro, ainda há mercado para um jornalista profissional contar a história [do político] com base em diversas fontes, e não apenas com a versão de Obama. Segundo, há um determinado número de pessoas que só agora estão atentando para o fato de que ele pode ser presidente, então existe uma segunda leva de compradores prontos para saber mais sobre ele’.

Obama para todos os públicos

A Simon & Schuster publicará uma biografia da esposa de Obama, Michelle, escrito pela repórter do Washington Post Liza Mundy, ainda sem título, e um livro infantil, Barack Obama: Son of Promise, Child of Hope (Barack Obama: Filho da Promessa, Criança da Esperança, tradução livre), de Nikki Grimes. Usando o mote de campanha do democrata, que defendia sua candidatura como uma possibilidade de mudança, a Feiwel, divisão infantil da editora MacMillan, publicará o Yes, We Can (Sim, nós podemos, tradução livre), de Garen Thomas.

A PublicAffairs também planeja lançar dois livros. Já a Triumph Books preparou uma compilação de fotos. A Verso Books, de esquerda, acabou de lançar The Decline of Black Politics: From Malcolm X to Barack Obama (O Declínio da Política Negra: de Malcolm X a Barack Obama, tradução livre), do ativista Kevin Alexander Gray.

A conservadora Regnery Publishing anunciou duas publicações para agosto. ‘Temos a intenção de colocar Obama no microscópio e achamos que os leitores estarão muito interessados em saber o que descobrimos’, afirma Marji Ross, presidente e publisher da Regnery, que em 2004 lançou um livro atacando o então candidato democrata John Kerry. Informações de Hillel Italie [AP, 5/6/08].