Quinta-feira, 26 de Abril de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº984
Menu

JORNAL DE DEBATES > TREINAMENTO

Emissora cria curso de jornalismo digital

23/04/2008 na edição 482

A rede de TV americana NBC News fechou parceria com a New York Film Academy para realizar um programa de treinamento em jornalismo digital com duração de um ano. De acordo com executivos da emissora, a novidade foi motivada pela grande necessidade de treinar profissionais nas tecnologias digitais. No dia 5/4, mais de 80 estudantes e jornalistas compareceram à palestra de divulgação do programa, nos escritórios da NBC, em Nova York, segundo informou a vice-presidente da NBC News, Lyne Pitts. A partir de julho, workshops de curta duração darão aos alunos uma pequena amostra do conteúdo do programa educativo.


Investimento em educação


Em alguns círculos acadêmicos, no entanto, o investimento da emissora em educação é visto com ceticismo. ‘Você tem que ter as ferramentas para dizer o que tem que ser dito, mas primeiro é necessário ter algo a dizer’, alfinetou Dianne Lynch, reitora da Escola de Comunicação do Faculdade de Ithaca, em Nova York. ‘Parece mais um modo de atrair pessoas que têm expectativa de entrar em uma organização de mídia nacional’. Lyne garante que este ponto está bem claro para os participantes do programa. ‘Não damos nenhuma garantia de um emprego; não podemos fazer isto’, explica ela.


A idéia do programa surgiu com a demanda de técnicos da NBC para que houvesse um treinamento em novas tecnologias. A rede decidiu, então, procurar parceiros para realizar tais cursos, até chegar a um acordo com a New York Film Academy. A instituição, que existe há 16 anos, capacita mais de seis mil alunos por ano nas áreas de filmagem, produção, atuação e animação. O objetivo do programa de treinamento é atrair mais de 100 alunos para a primeira leva de aulas, que começa em setembro. O custo do curso anual é de US$ 35.366 – e parte deste valor fica com a NBC. Funcionários da rede televisiva – de cinegrafistas a correspondentes, até o presidente Steve Capus – estarão envolvidos no treinamento. A intenção é ser um ‘laboratório vivo para os estudantes’, esclarece Lyne. Informações de Elizabeth Jensen [New York Times, 21/4/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem