Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Empresa cria software para busca em jornais

A empresa norueguesa Fast Search, que fornece tecnologia de ‘busca inteligente’ específica para a necessidade de seus clientes, lançou na semana passada o FASTMedia, software que permite que empresas de mídia, como editoras de jornais, apresentem resultados de pesquisa feitos sob medida para seus mercados locais, sem ter que dividir os lucros com empresas de busca.

O FASTMedia permite que os leitores façam buscas de informações em arquivos internos do sítio jornalístico ou na rede. Uma vez instalado o software, a editora retém todo o lucro obtido com anúncios disponibilizados junto com os resultados da busca. ‘É um modo para que empresas de mídia criem e administrem suas próprias redes de publicidade sem usar o Google ou o Yahoo!’, explica Nick Patience, analista de softwares da empresa de consultoria 451 Group.

Mercado

Algumas editoras norueguesas já fazem uso da tecnologia, mas a Fast tenta agora atrair as editoras dos EUA. A Gannett Co. e o The New York Times Co. procuram maneiras de aumentar as vendas online para compensar os prejuízos com suas publicações impressas, mas os índices de crescimento dos sítios jornalísticos ainda são mais baixos do que o esperado.

A McClatchy Co., por exemplo, optou por fazer parcerias com empresas mais experientes na rede, como o Yahoo! ou o Google, a fim de reforçar seus anúncios online. A vantagem da Fast, segundo analistas, é a eliminação da necessidade de dividir os lucros e o acesso a uma tecnologia que permite às editoras focar os anúncios para o mercado local. Informações de Robert MacMillan [Reuters, 30/4/07].