Sábado, 23 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

JORNAL DE DEBATES > ALOYSIO BIONDI (1936-2000)

Festa relembra jornalista e lança projeto

Por Antonio Biondi em 25/10/2005 na edição 272

A noite de 1º de novembro vai ser uma bela oportunidade para conhecer gente boa, repartir lembranças, discutir o país e dançar muito. Uma festa no Enfarta Madalena (Rua Fidalga, 46, Vila Madalena – São Paulo/SP) homenageará a memória de Aloysio Biondi, um dos maiores jornalistas que o país já teve.

Além de promover encontro e diversão, o evento divulgará o andamento do projeto O Brasil de Aloysio Biondi. Os recursos arrecadados com a venda de convites serão destinados à finalização do site com os textos de Biondi, a ser lançado em 2006, e ao avanço na organização do arquivo do jornalista. Aloysio Biondi manteve como marcas em sua carreira a ética, a clareza, o espírito crítico e a capacidade de análise. Era apaixonado pelo Brasil e acreditava na importância de uma sociedade informada e participativa.

Como editor, articulista e professor, deixou um grande número de leitores e admiradores e contribuiu para a formação de jornalistas de renome de várias gerações. A festa vai ter o melhor do samba-rock, do funk e do rock, reunir amigos, parentes, jornalistas e lutadores de várias gerações, estudantes de Comunicação e de outras áreas e quem mais se interessar em participar do evento.

Haverá textos, fotos, depoimentos em vídeo e informações sobre o jornalista e o projeto, vender camisetas e livros do Biondi e do projeto. O Brasil de Aloysio Biondi busca manter vivos e divulgar os ideais, a ética, o compromisso com a profissão e com o país do jornalista – e contribuir, assim, com a luta por uma comunicação democrática e por um Brasil melhor. É uma iniciativa coletiva, que desde 2001 reúne cerca de 40 pessoas, entre filhos, amigos, ex-alunos e admiradores.

Referência nas privatizações

O projeto prevê o desenvolvimento de três frentes principais: a construção de um site com a quase totalidade dos artigos e reportagens de Biondi (dos quais grande parte já está digitalizada), que funcionará como espaço de pesquisa sobre sua obra e de permanente debate sobre o jornalismo e o país; a organização e abertura ao público do arquivo de documentos e publicações guardados pelo jornalista ao longo de seus 44 anos de carreira, tarefa que já está adiantada e que resultará na passagem da guarda do acervo a uma universidade; e a realização de uma biografia do jornalista, após intenso trabalho de reportagem.

Vencedor de dois prêmios Esso, Aloysio Biondi iniciou sua carreira em 1956, na Folha de S.Paulo (então Folha da Manhã), onde logo assumiu o cargo de editor-executivo de economia. Na Folha, exerceu também o cargo de secretário de redação, função que ocuparia posteriormente na Gazeta Mercantil. Foi diretor de redação do Jornal do Commercio (RJ) e do DCIDiário Comércio e Indústria (SP). Nas revistas Veja e Visão, foi editor de economia. Realizou importantes funções ainda no Correio da Manhã (RJ) e no Diário da Manhã (GO), além de ter sido diretor editorial do grupo DCI/Shopping News/Visão. Na década de 90, Biondi amplificou seus trabalhos de colaboração com publicações de sindicatos e independentes, como Caros Amigos, Bundas, Revista dos Bancários e Revista Educação. Em 1999 publicou, pela Editora Fundação Perseu Abramo, O Brasil Privatizado I – Um balanço do desmonte do Estado.

O livro vendeu mais de 140 mil exemplares e se tornou referência sobre o processo de privatizações que marcou os dois governos de Fernando Henrique Cardoso. Aloysio Biondi lecionou, ainda, na Faculdade Cásper Líbero, onde recebeu o Prêmio Líbero Badaró, por seu trabalho como editor do jornal-laboratório Esquinas de São Paulo, e o título acadêmico de notório saber.

Informações

Endereço: Enfarta Madalena – Rua Fidalga, 46, Vila Madalena – São Paulo/SP – (11) 3819-3119/3567 – Terça-feira, 1º de novembro, a partir das 22h. Ingresso: R$ 15 (na entrada) ou R$ 10 (com filipeta disponível no site www.oenfartamadalena.com.br)

Contatos: Antonio Biondi – (11) 9657-3967

******

Jornalista

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem