Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

JORNAL DE DEBATES > DANIEL PEARL

Filme conta história de jornalista assassinado

11/05/2006 na edição 380

A Beacon Pictures escalou o ator Josh Lucas (do filme Hulk) para interpretar no cinema o jornalista americano Daniel Pearl, correspondente do Wall Street Journal seqüestrado e morto por terroristas no Paquistão, em 2002, como informa Michael Fleming [Variety, 7/8/06]. O jornalista seguia para uma entrevista com o líder de uma organização fundamentalista quando foi seqüestrado e posteriormente decapitado. O assassinato foi filmado e divulgado no mundo todo pela internet. Pearl tinha 38 anos e sua mulher, Mariane, estava grávida de sete meses.


O filme, que começa a ser produzido ainda este ano, é uma adaptação do best-seller Who Killed Daniel Pearl? (Quem matou Daniel Pearl?), do filósofo e escritor francês Bernard-Henri Levy, sobre o assassinato do jornalista. Apesar de tratar de um caso real, o livro trabalha também com hipóteses e tem trechos de ficção.


Parceria terrorista


As cenas serão gravadas no Marrocos, Dubai, Índia, Líbia e Tunísia. No livro, Levy descreve sua viagem ao Paquistão para investigar o seqüestro e a morte do correspondente do Wall Street Journal. O personagem de Levy, um jornalista de televisão americano chamado Henry Bernard, levanta a hipótese de que Pearl teria descoberto uma parceria do serviço secreto do Paquistão com a al-Qaeda para planejar um outro atentado terrorista. ‘Para vencer o terrorismo, você tem de aprender sobre ele e compreendê-lo. E eu espero que esta seja a contribuição deste filme’, afirmou Levy.


O roteirista será o correspondente da New York Times Magazine Peter Landesman, que estava a trabalho no Paquistão na ocasião da morte de Pearl. A Beacon não quis realizar um filme baseado no livro A Mighty Heart: The Brave Life and Death of My Husband Danny Pearl (Coração Valoroso: A corajosa vida e morte de meu marido Daniel Pearl), escrito pela viúva do jornalista, que também é correspondente internacional.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem