Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

JORNAL DE DEBATES >

Governo fecha mais de 400 sítios

04/09/2008 na edição 501

O Ministério da Informação e da Comunicação tailandês emitiu ordens esta semana para o fechamento de 400 páginas de internet, além de aconselhar provedores a bloquear 1.200 sítios considerados perigosos à segurança nacional e à ordem social. O governo declarou estado de emergência após o aumento de manifestações pela renúncia do primeiro-ministro, Samak Sundaravej.


O ministro Mun Patanotai afirmou que a medida é legal, sob o artigo 20 do Ato de Crime de Computação do país. Segundo o jornal Bangkok Post, Patanotai alegou que os sítios ‘prejudicaram a ordem social e o moral das pessoas, sendo, portanto, considerados prejudiciais à segurança nacional’. Sundaravej anunciou que a medida é importante para manter a calma na Tailândia, após o Ministério ter informado que detectou mais de mil sítios que violavam o Ato de Crime de Computação. Dos 400 sítios fechados, 344 continham, supostamente, material que desrespeitava a família real. Os outros continham material com conteúdo sexual ou religioso.


Sundaravej ordenou ao Exército que restabeleça a ordem nas ruas de Bangcoc, após um manifestante ter sido morto e dezenas terem ficado feridos durante o protesto mais violento desde que a campanha anti-governo começou, em maio. Há uma semana, membros do partido Aliança do Povo para a Democracia tomaram os prédios do governo, em uma tentativa de forçar a renúncia do premiê. Informações de Oliver Luft [The Guardian, 3/9/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem