Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

JORNAL DE DEBATES >

Governo iraniano lança canal de notícias em inglês

05/07/2007 na edição 440

O Irã lançou, esta semana, a Press TV, emissora estatal via satélite em inglês com o objetivo de ‘equilibrar a cobertura jornalística’ neste idioma – que, segundo o presidente Mahmoud Ahmadinejad, apresenta uma perspectiva totalmente ocidental. Na cerimônia de lançamento do canal 24 horas, Ahmadinejad afirmou que a idéia é ‘revelar os bastidores da propaganda que as redes de TV [ocidentais] fazem contra seus inimigos [identificados como os países do Oriente Médio]’.


A primeira transmissão da emissora foi um noticiário na hora do almoço. ‘O que queremos com a Press TV é oferecer um meio de comunicação com uma cobertura balanceada’, afirmou Shahab Mossavat, porta-voz do canal e também apresentador do programa semanal Oriente Médio Hoje. Para ele, a emissora irá atingir telespectadores ‘insatisfeitos com a cobertura das demais redes’ em todo o mundo. A concorrência pela audiência não será fácil. Além da CNN e da BBC World, foram lançadas no ano passado a versão internacional da al-Jazira e a France 24 – esta última prometia uma ‘visão francesa dos eventos mundiais’.


A Press TV tem jornalistas na capital, Teerã, e correspondentes em Washington, Londres, Paris, Moscou, Beirute e Damasco. O canal estatal al-Alam e o em língua persa Jaam-e Jam já são transmitidos via satélite no país. Oficialmente, um cidadão comum iraniano não tem acesso a nenhum destes canais porque as antenas parabólicas são proibidas no Irã. Na prática, no entanto, esta proibição é raramente respeitada. Informações da Reuters [2/7/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem